Sócrates é um dos principais críticos quando se trata da construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014. Mesmo tendo sido ídolo do Corinthians, o ex-jogador não hesita em se posicionar contra as obras que estão sendo feitas em Itaquera, conforme declarou em entrevista à revista ESPN.
– Não precisa construir outro estádio em São Paulo. Os Estados Unidos não fizeram nenhum. A Alemanha fez um. Será um carnaval de um mês com uma bela conta para pagar depois. Que o Corinthians precisa de um estádio, é óbvio. Mas não precisa ser agora, nem com a gente pagando. Para quê? Vai levar o que, além do estádio? É uma área para onde nunca se deu valor.
O ex-atleta também detonou a seleção de Mano Menezes. De acordo com ele, os brasileiros perderam a criatividade e, por isso, atualmente ele não sente nenhum prazer em assistir a jogos de futebol.
– Não dá para assistir a jogo nesse momento, o futebol está horrível. Ela é padronizada, estigmatizada, absolutamente conservadora. Você vê um jogo inteiro sem que ninguém dê um drible. É um futebol europeu fantasiado de brasileiro.
Embora Sócrates seja um dos ex-jogadores mais identificados com o Corinthians, ele é cercado de são-paulinos na família. Além do irmão Raí, três dos seis filhos do craque torcem para o Tricolor do Morumbi. Questionado sobre o motivo de nunca ter defendido o clube, Sócrates costuma brincar.