Com o adiamento da decisão sobre a criação do PSD, o presidente da Assembleia José Riva, que conduz o processo de nascimento da nova legenda no Estado, se vê numa saia-justa. Ele tem menos de 10 dias para, a partir da fundação oficial da sigla, promover filiações, considerando que muitos pretendem concorrer às eleições de 2012 e, nesse caso, precisam definir a questão partidária ao menos um ano antes. A próxima sessão do TSE será na terça (27). Se o debate postergar e o PSD vier a ser instituído após 6 de outubro, Riva será obrigado a permanecer no PP, assim como outras lideranças que já arrumaram as malas e estão no meio do caminho que levam-nos ao Partido Social Democrático.
Se de um lado Riva vive expectativa de transformar o PSD, logo em seu nascimento, no maior do Estado, em número de ocupantes de cargos eletivos, com cerca de 50 prefeitos, mais de 350 vereadores, 5 deputados estaduais e 4 federais, além do vice-governador Chico Daltro, de outro, corre o risco de ver tudo inviabilizado. Muitos que exercem mandato também se mostram preoucpados com possível impugnação do pedido de criação da nova legenda porque nas unidades federativas foram computadas 307,867 mil assinaturas das cerca de 490 mil necessárias.
Os ministros do TSE divergem sobre a contabilidade ou não das certidões registradas pelos TREs, que elevariam para 514, 932 mil, conforme apontou voto da ministra Nancy Andrighi, relatora do pedido de criação do PSD, que votou favorável a nova legenda na sessão noturna desta quinta. Já o ministro Marcelo Ribeiro pediu vistas e prometeu devolver o processo na próxima terça.
Entre políticos com mandato que confirmaram mudar de legenda estão o vice-governador Chico Daltro, os deputados federais Neri Geller, Roberto Dorner, Homero Pereira e Eliene Lima, que atua como secretário de Ciência e Tecnologia; e os estaduais Airton Português, Walter Rabello e Luizinho Magalhães e o próprio Riva. Prefeitos, vice e vereadores também estão deixando diferentes siglas rumo ao PSD. Entre os que mais perdem filiados, com surgimento do partido capitaneado por Riva, estão o PP, o PR, o DEM, o PPS e o PTB.