Detentor do título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians estreia na segunda metade da competição nesta quarta-feira (31), às 18h (de Brasília), no Pacaembu, diante do Grêmio, com uma missão: recuperar a “gordura” que já teve em relação aos concorrentes para abrir distância dos rivais na luta pelo título.
Todas as notícias do Futebol
Depois de abrir o torneio de forma fulminante, com nove vitórias nos primeiros dez jogos disputados, o Alvinegro perdeu fôlego e permitiu a chegada dos rivais, mantendo a ponta ao final da 19ª rodada com apenas um ponto de frente para o Flamengo.
Na visão do atacante Emerson, a equipe precisa recuperar a concentração para também acumular novamente a tão sonhada “gordura”.
– A gordura estava boa e secou. Tem grandes equipes chegando, mas vamos continuar trabalhando forte, pois nosso objetivo é o título. O Corinthians está preparado e o Tite tem nos pedido muita concentração.
O técnico, aliás, vive sob a sombra e a ameaça de perder o cargo caso tropece novamente contra o Grêmio. Apesar de liderar a competição, o treinador conseguiu levar o Corinthians a apenas duas vitórias em nove jogos, o que o levou a ser questionado. Emerson, no entanto, não concorda com as críticas ao comandante.
– O Tite é um excelente treinador, líder da competição. Tem o respeito de todos os jogadores. Todos estão satisfeitos com o trabalho dele e ele tem todo o nosso apoio.
O treinador também não parece muito preocupado com as faladas ameaças e garante estar completamente focado na recuperação em busca de uma nova arrancada rumo à taça da competição.
– Tem que falar pouco, trabalhar muito e retomar o padrão de atuações que o time teve em boa parte da competição. O resto é tudo balela, conversa fiada.
O técnico terá o retorno de Alessandro a lateral direita, mas terá um desfalque certo: Leandro Castán, suspenso. Em seu lugar entra Paulo André, que formará o miolo de zaga com Chicão.
A principal novidade, no entanto, estará no meio-campo, já que o treinador trabalhou uma formação com Edenílson fazendo companhia a Danilo, Ralf e Paulinho. Desta forma, Jorge Henrique irá para o banco de reservas.
– Buscamos uma forma diferente de jogar, pois não estava ocorrendo um equilíbrio entre fazer e levar gols nos últimos quatro jogos.
Ao falar sobre o que espera do Grêmio, primeiro clube grande que lhe deu a chance de trabalhar como treinador, Tite mostrou seu carinho pelo ex-time.
– Foi o clube que me abriu as portas para permanecer 11 anos em times de ponta do futebol brasileiro, mas tenho uma ambição e uma responsabilidade muito maior pelo Corinthians, e isso passa por uma vitória.
Pela afirmação
O Grêmio parte para realizar um prova. Celso Roth e seus comandados precisam dar elementos palpáveis de que a atuação no Gre-Nal não ocorreu somente pelas circunstâncias do jogo. Para isso utilizará o ânimo extra da vitória convincente sobre o maior rival para se sair bem contra o líder do torneio.
A manutenção dos níveis de atenção, vontade e o futebol apresentado são os principais objetivos para esta tarde.
– O segredo é ter a manutenção do que vimos no domingo, com atitude, pegada e concentração. Se mantivermos essa atitude poderemos ter uma possibilidade muito boa de conseguir o resultado positivo. Quero a mesma atitude do Gre-Nal”.
O retrospecto gremista como visitante no Brasileirão não é dos melhores. A energia extra vinda da vitória sobre o Inter é o combustível para melhorar a quarta pior campanha fora de casa, com uma vitória, dois empates e seis derrotas.
Se a atitude terá de ser a mesma, a escalação não poderá ser repetida. Suspenso, Mário Fernandes ficará de fora. O garoto Spessato e o volante Adilson, improvisado na lateral direita nos primeiros jogos de Roth, disputam a posição.
O meia Escudero é dúvida. O jogador sofreu uma leve torção no tornozelo na terça pela manhã. O mais provável é que esteja em campo.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 30 de agosto de 2011, quarta-feira
Hora: 18h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Fábio Pereira (TO)
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Chicão e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson
Técnico: Tite
GRÊMIO: Victor; Spessato (Adilson), Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero (Leandro); André Lima
Técnico: Celso Roth