O governador Silval Barbosa (PMDB) comemorou a decisão do Governo Federal, de autorizar o envio do projeto de VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) em Cuiabá para análise da CEF (Caixa Econômica Federal) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os dois órgãos farão um estudo técnico para saber qual valor a União poderá liberar para o investimento. Por conta disso, Silval já dá sinais de que o Estado não aceita recuar e implantar o BRT (Bus Rapid Transit).
"Minha vontade é implantar um projeto que sirva para o futuro. Quando Cuiabá chegar a 1 milhão ou 3 milhões de habitantes, haverá esse sistema para suportar essa demanda com a ampliação das demais redes", explicou.
A declaração foi dada minutos antes da abertura da IV Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (Consed). O evento está sendo realizado nesta quinta-feira (25), no Hotel-Fazenda Mato Grosso, no Coxipó.
Em relação a outra alternativa de transporte, que é o BRT, Silval não acredita que seja viável ao Estado.
"O BRT já nasce engessado e sufocado. O que penso para Mato Grosso e Cuiabá, dentro de um planejamento macro, é fazer investimento, mesmo que seja oneroso ao Estado, mas que a sociedade venha a ganhar e usufruir por muito tempo", disse o governador.
Apesar de comemorar a viabilidade do VLT em Cuiabá, avalizada pelo governo federal, Silval preferiu não comentar se há uma decisão absoluta a respeito do modal de transporte para a Copa de 2014.
"A ministra do Planejamento [Mírian Belchior] autorizou enviar o projeto à Caixa Econômica Federal e a consulta junto ao BNDES, o que já é um grande avanço. Será dado um passo de cada vez", ressaltou.
Linhas do VLT
Ao todo, serão duas linhas de VLT para Cuiabá. Uma delas vai cobrir o trecho CPA/Aeroporto e a outra, Cóxipo/Centro.
As linhas são estratégicas porque vai passar pelo Fan Park, local que será transmitida as partidas de futebol e vai funcionar na sede da atual Acrimat, no bairro Dom Aquino, e trechos do Centro de Cuiabá e Várzea Grande, onde estarão disponíveis outras linhas de ônibus comuns para cumprimento de outros trechos.