Silval dá sinais de que VLT é irreversível em Cuiabá

Data:

Compartilhar:

O governador Silval Barbosa (PMDB) comemorou a decisão do Governo Federal, de autorizar o envio do projeto de VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) em Cuiabá para análise da CEF (Caixa Econômica Federal) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Os dois órgãos farão um estudo técnico para saber qual valor a União poderá liberar para o investimento. Por conta disso, Silval já dá sinais de que o Estado não aceita recuar e implantar o BRT (Bus Rapid Transit).

"Minha vontade é implantar um projeto que sirva para o futuro. Quando Cuiabá chegar a 1 milhão ou 3 milhões de habitantes, haverá esse sistema para suportar essa demanda com a ampliação das demais redes", explicou.

A declaração foi dada minutos antes da abertura da IV Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (Consed). O evento está sendo realizado nesta quinta-feira (25), no Hotel-Fazenda Mato Grosso, no Coxipó.

Em relação a outra alternativa de transporte, que é o BRT, Silval não acredita que seja viável ao Estado.

"O BRT já nasce engessado e sufocado. O que penso para Mato Grosso e Cuiabá, dentro de um planejamento macro, é fazer investimento, mesmo que seja oneroso ao Estado, mas que a sociedade venha a ganhar e usufruir por muito tempo", disse o governador.

Apesar de comemorar a viabilidade do VLT em Cuiabá, avalizada pelo governo federal, Silval preferiu não comentar se há uma decisão absoluta a respeito do modal de transporte para a Copa de 2014.

"A ministra do Planejamento [Mírian Belchior] autorizou enviar o projeto à Caixa Econômica Federal e a consulta junto ao BNDES, o que já é um grande avanço. Será dado um passo de cada vez", ressaltou.

Linhas do VLT

Ao todo, serão duas linhas de VLT para Cuiabá. Uma delas vai cobrir o trecho CPA/Aeroporto e a outra, Cóxipo/Centro. 

As linhas são estratégicas porque vai passar pelo Fan Park, local que será transmitida as partidas de futebol e vai funcionar na sede da atual Acrimat, no bairro Dom Aquino, e trechos do Centro de Cuiabá e Várzea Grande, onde estarão disponíveis outras linhas de ônibus comuns para cumprimento de outros trechos.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas