Governador define nesta semana o transporte da Copa

Data:

Compartilhar:

O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou, nesta segunda-feira (1º), que, até o fim da semana, deve receber uma resposta definitiva do Governo Federal sobre a escolha do sistema intermodal de transporte que deve ser implantado em Cuiabá, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

A AGecopa – órgão federal responsável pelas obras do evento – tem colocado "dificuldade" na aprovação do projeto do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), sistema escolhido pela Agecopa de Mato Grosso para ser implantado na Capital. Isso porque o Governo do Estado já havia apresentado um projeto-base de implantação do BRT (Bus Rapid Transport).

"Eu gostaria muito de implantar um projeto moderno, que estivesse compatível com o futuro, que é o VLT. Mas, para isso, eu preciso do aval do Governo Federal. Não vou a União, que já definiu as matrizes de responsabilidade", comentou Silval Barbosa, após o 2º Encontro de Governadores do Centro-Oeste, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O peemedebista admitiu que o Palácio do Planalto vem revelando resistência ao sistema VLT, já que o projeto previsto era do BRT. "Vejo que a Gecopa, que é o órgão federal responsável pelas obras da Copa, está pondo dificuldades e eu não tenho como ir contra o Governo Federal", observou o governador.

A polêmica foi lançada quando a Agecopa, sob a gestão do presidente Éder Moraes, resolveu mudar o sistema modal de transporte do BRT para o VLT. Houve denúncias de que empresários do ramo do VLT teriam "persuadido" lideranças políticas locais para que o sistema de trilhos fosse implantado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas