MPE vê risco à economia e pede revogação do Zoneamento

Data:

Compartilhar:

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, vai entrar, nos próximos dez dias, com uma ação civil pública pedindo a revogação da Lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso. O documento foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Silval Barbosa, em abril deste ano.

Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (16), o promotor Domingos Sávio afirmou que a medida será adotada em função de "incongruências do documento".

Conforme um grupo técnico formado por 12 integrantes, convocado pelo próprio Domingos Sávio, comparando-se o Zoneamento estudado nos últimos 20 anos e o que foi aprovado pelo Legislativo, é possível concluir que não foram levados em conta fundamentos técnicos considerados essenciais. A metodologia de estudo, inclusive, vai de encontro ao decreto federal 4.297, de 2002.

"O decreto define, claramente, uma metodologia de trabalho, que não foi adotada. Outra questão é que o que eles chamam de justificativa no documento, quando das alterações:não são justificativas e não têm fundamentação técnica alguma. Não há dados concretos para as mudanças, não houve dados primários, ou seja, trabalho de campo", afirmou Domingos Sávio.

A equipe que realizou o estudo é formada por biólogos, antropólogos, geógrafos, quatro funcionários do Estado, lotados na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), engenheiros florestais e sanitaristas. Alguns deles, inclusive, participaram da elaboração do próprio Zoneamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...