O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, assumiu a presidência da Comissão Provisória estadual do Partido Social Democrático (PSD), que é composta pelo total de 25 membros. A legenda foi idealizada em âmbito nacional pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que busca ampliar sua força política em Mato Grosso por meio do parlamentar de quinto mandato.
A cúpula do PSD em Mato Grosso será composta ainda pelo deputado federal Roberto Dorner, que assumirá a 1ª vice-presidência do PSD. O pecuarista e empresário da comunicação já decidiu que acompanha Riva e deixa o Partido Progressista (PP). O mesmo caminho é trilhado pelo deputado estadual Walter Rabello, que assumirá o posto de 2º vice-presidente do PSD.
O vice-governador Chico Daltro assume a secretária geral da legenda enquanto o deputado estadual Airton Rondina, o Português (PP) e o presidente da Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Acorizal, Meraldo Sá, serão 1º e 2º tesoureiros respectivamente.
Como estratégia de ampliar sua força no meio empresarial e do agronegócio, sendo a última a principal atividade econômica de Mato Grosso, o PSD filiou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Paulo Gasparotto, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Rui Prado. Ambos ocuparão a função de vogal na comissão provisória do PSD.
Projetos
O deputado José Riva destacou que a ideia nesta fase inicial do partido é unir segmentos para facilitar o projeto de expansão partidária. "Fizemos questão de montar a Comissão com nomes que mesclam o segmento político e empresarial de nosso Estado. A nossa meta é, até em 120 dias, consolidar os trabalhos da criação para promover uma convenção para eleger o Diretório Estadual. Acreditamos que fortalecerá em muito os trabalhos do PSD em Mato Grosso".
Riva ainda destacou que o PSD nasce com o projeto de contribuir amplamente com os segmentos sociais. "Estamos construindo um partido democrático pautado pela participação popular e que oportunize o ingresso de pessoas que tenham interesse em fazer política. Estou muito feliz porque este é um dos meus grandes legados da política: um partido mais humanizado que saiba formular políticas públicas voltadas a valorização da mulher, saúde e educação".
O registro do PSD no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ocorrer até junho. Isso porque será necessária a assinatura de, pelo menos, 0,5% dos eleitores que votaram para deputado federal na eleição de 2010, o que corresponde a uma média de 500 mil eleitores. A ideia é registrá-lo um ano antes das eleições, para a legenda ter a oportunidade de concorrer aos cargos de vereadores e prefeitos, que serão renovados em 2012.
Com a migração de Riva para o PSD, a legenda deve assumir o posto de terceiro maior partido em Mato Grosso em número de filiados com mandado eletivo perdendo apenas para PR e PMDB. Isso porque mais de 300 vereadores e 80 prefeitos deverão acompanhar o presidente da Assembleia Legislativa neste novo projeto político.
Esfera nacional
Fundado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o PSD tem atraído o interesse de filiação da classe política de diversos cantos do país. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, já anunciou que deixa o DEM e vai para o PSD. O mesmo caminho será trilhado pela senadora Kátia Abreu (TO).
O governador do Amazonas, Omar Aziz, deixará o PMN para filiar-se ao PSD. No Rio Grande do Norte, o vice-governador Robinson Faria, também deixa o PMN para ir ao PSD. O ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes já avisou que deixa o PMDB para ir ao PSD. Ao mesmo tempo, 40 deputados federais são aguardados no novo partido.
Confira a relação da Comissão Provisória do PSD em Mato Grosso:
PRESIDENTE
JOSÉ GERALDO RIVA (Dep. Riva)
1° VICE PRESIDENTE
ROBERTO DORNER
2º VICE PRESIDENTE
WALTER MACHADO RABELLO JÚNIOR
SECRETÁRIO GERAL:
Nome: Francisco Tarquinio Daltro (Chico Daltro)
1º TESOUREIRO
Airton Rondina Luiz (Dep. Português)
2º TESOUREIRO
MERALDO FIGUEIREDO SÁ
VOGAIS
PAULO NICODEMOS GASPAROTTO (Presidente CDL)
RUI CARLOS OTTONI PRADO
ELIENE JOSÉ DE LIMA (Dep. Eliene Lima)
CELSO PAULO BANAZESKI (Prefeito Celso)
LUIZ CARLOS MAGALHÃES SILVA – (Dep.LUIZINHO MAGALHÃES)
RENE JUNQUEIRA BABOUR
Roberto Angelo de Farias (BETO FARIAS)
WILMAR JOSÉ FRANZNER
JOSÉ ANTUNES DE FRANÇA (Pref. Dega)
ANTÔNIO DONIZETE AGUILERA
FILEMON GOMES COSTA LIMOEIRO
VALDIZETE MARTINS NOGUEIRA
SÉRGIO JOSÉ DE AGUIAR
ELIONE FÁTIMA DE ALMEIDA SANTOS
MILTON MUTUM
ILMA GRISOSTE BARBOSA
JANAINA GREYCE RIVA
LEANDRO VALOES SOARES
GILSON DE OLIVEIRA