Há quem pense que gaúcho é aquele que nasce no Estado do Rio Grande do Sul, mas, este termo não se define apenas pelas fronteiras geográficas.
Gaúcho é aquele que, ao longo de sua história, adquiriu e conquistou um respeito singular perante a sociedade, independente de seu Estado de origem.
Gaúcho é um estado de espírito e, por isso, qualquer pessoa, nascida ou não no Rio Grande do Sul, pode ser gaúcha.
O gaúcho é um poeta, cantor, artista que se expressa sempre muito apaixonado por suas origens e que sempre dá muito valor a tudo aquilo que faz. É identificado pelo seu modo de agir, vestir, falar e também pelo respeito que dedica à sua família e àqueles que o cercam.
A cultura gaúcha ocupa um lugar de destaque em todo o Mato Grosso, mas em especial em cidades como Sorriso, por exemplo, não apenas por ter sido a precursora, mas, por se tratar de uma cultura bastante praticada entre seus membros e difundida de um modo geral em toda a sociedade.
É comum observar que, ao longo dos seus 30 anos de colonização, os hábitos gaúchos foram absorvidos em Sorriso até por aqueles que não o praticam, como no caso de pessoas que não bebem chimarrão, mas, que costumam ter sempre uma cuia pronta para servir aos clientes em seus estabelecimentos comerciais.
Até quem não gosta ou não pratica a tradição gaúcha demonstra respeito e admiração pela cultura.
A paixão que os gaúchos de Sorriso e de todo o Mato Grosso têm pela cultura e a tradição, fazem delas um modo de vida. A distância que os separa do Rio Grande do Sul só aumenta a necessidade de recuperar e conservar estas tradições.
Escutar uma música ou ver alguém vestido com a indumentária gaúcha ascende o amor que o gaúcho sente por sua cultura e faz entoar a frase de um pampa no meio da Amazônia Legal: Nosso Estado é o Rio Grande dos Sonhos.
Parabéns a todos os gaúchos, de origem e de coração.
FRANCIELLE MEZADRI é repórter e assessora de imprensa em Sorriso (MT), formada em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).