GD
O Ministério da Educação (MEC) divulga a primeira chamada dos selecionados para o Programa Universidade para Todos (ProUni) nesta segunda-feira (25). No dia 12 de fevereiro, uma segunda lista será divulgada. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas poderá entrar na lista de espera que vai do dia 26 fevereiro ao dia 29 do mesmo mês.
Os candidatos podem ver o resultado no site: http://siteprouni.mec.gov.br/. Os selecionados deverão comparecer até o dia 1° de fevereiro às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Nesta primeira edição de 2016, o programa ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de ensino superior que têm cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição alunos que finalizaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular — em condição de bolsistas integrais da própria escola, e pessoas com deficiência. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer a vagas do ProUni.
Para se candidatar ao programa, o estudante deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o candidato tem que comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.