Ingredientes
8 coxas de frango
1 chávena de Cachaça 51 (use metade para marinar e a outra metade para flambar)
4 copos de vinho tinto
1 cebola grande (picada)
4 dentes de alho (picados)
1 folha de louro
6 raminhos de tomilho
140 gramas de bacon (cortado em cubos pequenos)
2 colheres de sopa de farinha
2 chávenas de caldo de galinha
3 colheres de sopa de polpa de tomate
250 gramas de cogumelos (aparado e cortadas ao meio)
250 gramas de cebola pérola (cebolinhas – cortadas e descascadas)
Preparação
Coloque o frango a marinar com metade de Cachaça 51, juntamente com vinho, alho, folha de louro, cebola e tomilho.
Retire o frango da marinada e limpe peça por peça com uma toalha de papel. Numa panela grande, frite o bacon em Lume médio até que a maior parte da gordura seja perdida.
Frite o frango durante 6-7 minutos. Adicione a farinha, mexa bem e adicione a cebola picada e alho e refogue até os ingredientes começarem a amolecer.
Envolva a panela com uma pitada generosa de cachaça para flambar. Permitir que a maior parte do líquido evapore e em seguida, adicione a marinada, juntamente com o caldo de galinha e o tomate. Coloque a tampa ligeiramente torta para manter lento o cozinhado e deixe ferver em lume médio baixo até o frango ficar macio; demora cerca de 45-50 minutos. Sal e pimenta a gosto.
Adicione os cogumelos e a cebola pérola na panela e aumente o lume para médio, deixe que cozinhe destapado durante 15 minutos, ou até que as cebolas estejam cozidas e o molho tenha reduzido um pouco. Sirva o coq au vin com batatas gratinadas ou com esparguete em molho amanteigado.
Dicas
Incrivelmente versátil, a cachaça vai bem com pratos marinados, ao trazer um sabor extra para uma variedade de carnes, tais como a carne de porco, cordeiro, aves e vaca. Quando aplicado aos cortes mais fortes, tais como carnes de caça, a cachaça serve para atenuar os aromas característicos da carne selvagem, uma vez que o alongamento das fibras amacia o corte. A cachaça também pode ser usada para aromatizar pratos de peixe e marisco. A cachaça deve ser usada com moderação para realçar o seu sabor especial – aproximadamente uma dose para dois quilos de alimento a consumir.