Vanderlei Luxemburgo costuma conceder entrevista uma vez por semana no Flamengo. Nela, sempre sai em defesa de Ronaldinho Gaúcho, que é questionado por ainda não ter brilhado pelo clube. É na aposta da redenção do jogador que o Rubro-Negro estreia neste sábado (21), diante do Avaí, às 18h30, no Campeonato Brasileiro, em Macaé.
O treinador flamenguista se apega ao fato de o astro ter tido lampejos dos tempos em que atuava no Barcelona na última partida do time, na eliminação para o Ceará na Copa do Brasil, há quase duas semanas.
Apesar de o triunfo não ter vindo na ocasião, Ronaldinho deu ao menos duas arrancadas na partida que fizeram Luxemburgo crer que o desempenho do meia-atacante no Brasileirão será bem superior ao demonstrado no Carioca e Copa do Brasil.
Quais as perspectivas do seu time no Brasileiro?
– A gente já viu um esboço do Ronaldinho contra o Ceará. Foi a melhor partida dele pelo Flamengo, fez coisas maravilhosas. Não vai ser aquele do Barcelona, mas vamos ajustá-lo para render tudo o que pode.
Desta forma, o jogador continuará tendo total liberdade dentro de campo, atuando mais pela esquerda como uma espécie de segundo atacante. Nessa estreia, seu companheiro deve ser Wanderley, que voltou a ganhar a posição de Deivid na gangorra do ataque rubro-negro em busca de um camisa 9.
Veja a tabela completa do Brasileirão
Na defesa, o único desfalque. O lateral-direito Leonardo Moura voltou a sentir dores no joelho direito e está vetado, sendo substituído por Galhardo. Na lateral esquerda, outra posição problemática da equipe, Egídio será o titular.
Do lado do Avaí, o técnico Silas deverá poupar alguns jogadores por conta da semifinal da Copa do Brasil. Na quarta-feira (25), a equipe realiza o duelo de volta contra o Vasco, em Florianópolis, e precisa apenas empatar sem gols para chegar à decisão, após 1 a 1 em São Januário.
Confira também
No entanto, o treinador afirma que não deixará em segundo plano o Nacional e quer o time pontuando neste começo, para não se ver em situação delicada mais para frente.
– O Avaí tem um grupo de muita qualidade e que está sendo fortalecido justamente para encarar as competições que temos pela frente. Vamos entrar com tudo contra o Flamengo, pois não queremos perder pontos no Brasileirão, senão fica complicado de correr atrás depois. Pensaremos no Vasco depois deste sábado.
O zagueiro Revson, com lesão na coxa direita, o volante Diogo Orlando, ainda recuperando a forma física, e o atacante William, com os pés feridos, serão preservados. Já o zagueiro Cássio, o meia Estrada e o atacante Rafael Coelho, que não participaram da partida contra o Vasco, devem reaparecer.