A secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino, que será comandada pelo ex-deputado Carlos Abicalil (PT), candidato a senador derrotado nas últimas eleições, ainda não foi instalada, quase quatro meses após ter sido anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Toda a estruturação da pasta aguarda um decreto presidencial. A demora é inexplicável diante da urgência considerada pelo titular do MEC.
Com a criação da nova secretaria o governo quer atender uma das demandas da Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada no ano passado. A outra preocupação do Planalto é a criação de uma pasta específica para regular os cursos superiores. No MEC ninguém sabe explicar o porquê da demora. Sabe-se, no entanto, que o decreto está na Casa Civil, aguardando a assinatura da presidente Dilma Rousseff (PT).
Enquanto a parte administrativa e burocrática não é implantada, Abicalil, com apoio da professora Flávia Nogueira, ex-secretária Extraordinária para Assuntos da Educação em Mato Grosso, vai trabalhando a organização da parte operacional. Ela está há cerca de três meses em Brasília trabalhando com o ex-deputado na estruturação da secretaria.
Flávia explica que a pasta terá a responsabilidade de estabelecer a relação com as redes públicas municipais e estaduais, além da particular. Ela irá ocupar a principal diretoria da nova secretaria.