Eliminado do Campeonato Paulista sob aplausos, o Palmeiras deixou uma boa impressão na derrota nos pênaltis contra o Corinthians, mesmo com um a menos em campo por mais de 70 minutos. Mas o clássico deve ficar para trás e o desafio de quinta-feira (5) contra o Coritiba, às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Couto Pereira, demanda grande responsabilidade. Se for derrotado no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, o Alviverde pode virar alvo de uma grande pressão da torcida.
O atacante Kleber destaca as dificuldades que a partida deve apresentar.
– Temos de pensar em ganhar, fazer uma grande partida e conquistar uma vitória. Sabemos que será difícil, nosso adversário está em um momento muito bom. Mas temos condições de vencer.
Os números provam a fase especial do Coritiba: melhor ataque do futebol brasileiro, invicto na temporada, campeão estadual e ostentando a marca de 23 vitórias consecutivas, recorde tomado do adversário desta quinta-feira. Apesar de todos os atributos do próximo adversário, o Corinthians ainda parece estar na mente do Palmeiras.
– É difícil esquecer a forma que ocorreu, a gente mereceu a vitória, jogamos melhor, mas infelizmente não aconteceu. O bom do futebol é que jogamos logo em seguida, então vamos esquecer aos poucos.
O Palmeiras espera apenas aproveitar o espírito demonstrado contra o Corinthians, quando sufocou o rival mesmo com a inferioridade numérica em campo.
– É muito importante ver que jogadores como o Márcio Araújo e o Rivaldo estão crescendo.
Na escalação, o Palmeiras amarga três ausências entre os considerados titulares absolutos. O lateral direito Cicinho e o meio-campista Valdívia estão entregues ao departamento médico – com contusões na coxa -, enquanto o zagueiro Thiago Heleno cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Confira também
Do lado coxa-branca, o técnico Marcelo Oliveira ainda não poderá contar com Marcos Aurélio, referência de velocidade e passes precisos no ataque. O jogador segue em tratamento do departamento médico, sem previsão de retorno aos gramados. Quem pode lhe fazer companhia é Rafinha, que sentiu uma lesão no treinamento de terça-feira (3) e segue como dúvida. Para a vaga do primeiro, Anderson Aquino está confirmado. Se precisar mexer no meio, Éverton Ribeiro e Tcheco surgem como opções.
Em relação à partida diante do Caxias-RS, a novidade é a volta de Bill no lugar de Leonardo. O ex-corintiano cumpriu suspensão automática no Rio Grande do Sul após a expulsão no primeiro encontro entre as equipes e retorna naturalmente ao seu posto. Outro que não havia participado, por lesão, é o zagueiro Pereira, que falou sobre a necessidade de construir um bom resultado em casa.
– Temos de impor ritmo de jogo para fazer o resultado aqui e levar a decisão para São Paulo. Se você faz um jogo ruim fica difícil de reverter. Não podemos tomar gol em casa e temos que abrir vantagem. O Palmeiras é uma equipe forte. É um grande time, de tradição. Vamos nos preocupar conosco mesmo para fazer além do que temos feito. Trabalhar forte para fazer um bom jogo.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X PALMEIRAS
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 05 de maio de 2011, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues Santos
CORITIBA: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Émerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Davi, Anderson Aquino e Rafinha (Everton Ribeiro); Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
PALMEIRAS: Deola (Marcos); João Vitor (Chico), Leandro Amaro, Danilo e Rivaldo; Marcos Assunção, Márcio Araújo, Tinga (Patrik) e Lincoln (Wellington Paulista); Kleber e Luan
Técnico: Luiz Felipe Scolari.