Só sobrou o Santos de brasileiro na Libertadores. Na noite desta quarta-feira (4), os outros quatro representantes do Brasil na competição foram eliminados nas oitavas de final. O que parecia impossível aconteceu com Inter, em Porto Alegre, Cruzeiro, em Minas Gerais, e Fluminense, em Assunção, no Paraguai. O Grêmio era o único que precisava reverter o resultado da partida de ida, mas se somou aos outros e deu adeus à competição continental.
Tabela e resultados da Libertadores
Depois de empatar com o Peñarol na partida de ida, no Uruguai, por 1 a 1, o Inter só precisava de um 0 a 0 para se classificar para as quartas de final. E, pelo que a torcida viu no primeiro tempo, a vaga parecia garantida. O time gaúcho saiu na frente logo a 1min de jogo, quando Oscar acertou belo chute da entrada da área. Só que, na volta para o segundo tempo, os uruguaios empataram já na saída de bola e viraram o jogo aos 5min. A partir daí, o técnico Falcão mexeu na equipe, buscou o ataque, mas não deu.
Inter leva virada do Peñarol e está fora da Libertadores
Agora, o Peñarol enfrenta a Universidad Católica, do Chile, que venceu novamente o Grêmio e se classificou. Os chilenos haviam batido o Tricolor gaúcho por 2 a 1, em Porto Alegre, e garantiram a vaga nesta quarta-feira com vitória por 1 a 0, em casa.
Sem força, Grêmio volta a perder e é eliminado pela Católica
Já o Fluminense precisava segurar a vantagem de 3 a 1 sobre o Libertad, construída no Rio de Janeiro no jogo de ida. Podia perder por 1 a 0 e, se fizesse um gol, obrigaria o adversário a marcar quatro vezes para se classificar. Mas a defesa carioca falhou, deu espaço, e os paraguaios fizeram 3 a 0, para festa da torcida no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
Mesmo com a equipe completa, o time carioca, que ficou conhecido como "Guerreiro" após sair de situações adversas, abusou da cautela e ainda contou com a falha do goleiro Ricardo Berna para viver um vexame histórico. O Libertad pega o vencedor de LDU e Velez Sarsfield, que jogam nesta quinta-feira (5).
Covarde, Flu perde para o Libertad, no Paraguai
Fiasco maior só na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Relativamente tranquilo após vencer o jogo de ida por 2 a 1, na Colômbia, o Cruzeiro podia até perder por 1 a 0 para o Once Caldas para garantir a classificação. Só que o time de Cuca não estava inspirado. Pelo contrário, parecia nervoso. Tanto é que o meia Roger foi expulso logo aos 30min da primeira etapa, após levar o segundo cartão amarelo.
Cruzeiro sofre primeira derrota na Libertadores e é eliminado pelo Once Caldas
Os colombianos, invictos fora de casa na Libertadores, aproveitaram para atacar. Com gols de Carbonero, aos 11min, e de Amaya, aos 21min do segundo tempo, o Once Caldas fechou a noite trágica para o futebol brasileiro. O clube colombiano enfrenta o Santos na próxima fase.