-
O governo do Estado deve anunciar, em vinte dias, o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) como o novo sistema de transportes para a região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. A definição faz parte de um pacote de obras estruturais com vistas à Copa do Pantanal, em 2014.
Segundo fonte do Palácio Paiaguás, a comitiva, que visita Portugal para conhecer na prática a operação do VLT, já está convencida da viabilidade do sistema.
"Vendo a coisa na prática, em funcionamento, o sistema se mostra ainda mais atraente e exeqüível. O martelo já está praticamente batido", disse a fonte.
Segundo ela, além da viabilidade, o que será levado em conta pelo governo é a oportunidade de adotar o sistema. "Temos que pensar em perspectiva, a médio e longo prazos. O BRT já está desgastado e quase em desuso", disse.
A própria Secretaria de Estado de Comunicação divulgou ontem uma reportagem em que Eder Moraes, presidente da Agecopa, sinaliza a escolha do sistema utilizado em vários países da Europa.
"Em relação à escolha, o que estamos levando em consideração é a questão da modernidade, do conforto, de conseguirmos projetar Cuiabá e Várzea Grande, com quase 1 milhão de pessoas, para o que há de mais moderno em sistema de transporte coletivo no mundo", afirmou, de Porto, à equipe da TV Secom.
Reforçando ainda mais a tendência de escolher o VLT, Moraes afirmou que o Estado fará as intervenções necessárias para subsidiar o valor da passagem à população.
"Iremos garantir que valor da tarifa será acessível, que toda a população possa utilizar o sistema e que isso irá diminuir, inclusive, o fluxo de trânsito. O Estado vai fazer o que for necessário para que tarifa fique adequada", disse.
Técnicos de Portugal
Ao citar palavras-chave como "modernidade", "conforto" e diminuição do "trânsito", o presidente da Agecopa dá todos os indicativos de que a escolha já está praticamente feita.
Segundo o diretor de Marketing e Comunicação da Agecopa, Roberto França, já na próxima segunda-feira um grupo de técnicos portugueses estará em Cuiabá para colher dados para a formatação de um projeto de viabilidade.
Confira o vídeo da Secom em que Eder Moraes fala sobre o novo sistema:
|