Ricardo Gomes e Vanderlei Luxemburgo não chegaram a se enfrentar nos gramados. Contudo, colecionaram títulos no Rio de Janeiro nos tempos de jogadores. Agora treinadores, ambos, identificados com a cidade, não escondem a ansiedade em vencer pela primeira vez na carreira de técnico na cidade natal.
A pressão dá a impressão de ser ainda maior em Luxemburgo. Mais velho que o colega vascaíno e campeão por praticamente todos os clubes que dirigiu, o comandante nunca conseguiu triunfar pelo Flamengo, clube do seu coração e pelo qual foi campeão estadual nos tempos de jogador.
Essa é sua terceira passagem pela Gávea, tendo ficado marcado com o vice-campeonato estadual de 1995, quando o Rubro-Negro perdeu decisão para o Fluminense por 3 a 2, com o célebre gol de barriga de Renato Gaúcho.
– No dia em que eu perder esta vontade de querer ganhar jogos importantes, a ansiedade antes dos clássicos, aquele frio na barriga das decisões vou ter de me aposentar. Eu tenho isso tudo, estou na expectativa do jogo.
Por sinal, é o flamenguista Luxemburgo quem está mais perto de quebrar o tabu. Isso porque, para conquistar o título, basta o Flamengo vencer neste domingo (1º), às 16h, no Engenhão.
– Tivemos a semifinal da Taça Rio e conseguimos a classificação. Depois veio o jogo da Copa do Brasil e agora vamos buscar o Carioca contra o Vasco. O único time que pode ser campeão Carioca neste final de semana é o Flamengo e vamos buscar isso.
Em 1991 e 1995, Luxemburgo conquistou apenas a Taça Guanabara. Crédito: Fábio Castro /Gazeta Press
Contudo, ao Vasco resta tentar impedir o título rubro-negro triunfando neste domingo e forçando a realização dos dois jogos finais. No banco de reservas um treinador que conhece bem o gosto de vencer o Carioca.
Entre 1983 e 1985, ainda jovem, Ricardo Gomes era titular da zaga do Fluminense e liderou a defesa nos Fla-Flus finais de 83 e 84, todos vencidos pelo Tricolor. Agora, busca como treinador seu primeiro título de expressão no futebol brasileiro.
Para isso, terá de trabalhar o psicológico de seus atletas, já que não faltam notícias relembrando as recentes decisões perdidas pelo Vasco para o rival rubro-negro.
Confira também
– Nada é eterno e o tabu serve para ser quebrado. Sobre quando isso vai acontecer, tomara que seja no domingo. Ninguém fica pensando nisso. Estamos pensando no título de domingo. Queremos levantar a taça para poder ir para a final contra o mesmo Flamengo. Na história é a maior rivalidade do estado. Espero que este tabu acabe, mas para isso temos que vencer o Flamengo primeiro no domingo.