Embalado, Palmeiras desafia “fantasma” Santo André na Copa do Brasil

Data:

Compartilhar:

Se o futebol tivesse lógica, o Santo André não deveria causar medo no Palmeiras no duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, que começa com o jogo desta quarta-feira (13), às 21h50 (horário de Brasília), no ABC paulista. 


Afinal, o Alviverde é o líder do Paulistão, já classificado para as quartas de final e com apenas nove gols sofridos em 21 jogos no ano, diante de um time que já está rebaixado para a Série A-2 do Campeonato Paulista. 


O retrospecto contra o Santo André, porém, faz o torcedor lembrar que a teoria, no futebol, nem sempre se transforma em prática. O time do ABC é um dos “fantasmas” que costumam assombrar os palmeirenses de tempos em tempos. 

Foi assim em 2004, na mesma Copa do Brasil, também pelas oitavas de final. Após um empate por 3 a 3 no jogo de ida, em Santo André, o Alviverde chegou a abrir 4 a 2 na partida de volta, no Palestra Itália, mas permitiu o empate por 4 a 4 e acabou eliminado. 

No ano seguinte, as duas equipes se reencontraram na fase de grupos da Libertadores, e o Santo André se deu melhor nos confrontos diretos: venceu em casa, por 2 a 1, e segurou o empate por 1 a 1 em São Paulo. O time do ABC, contudo, acabou eliminado ainda nessa etapa, enquanto o Palmeiras avançou, mas caiu logo nas oitavas de final, diante do São Paulo. 

O Santo André voltaria a atrapalhar a vida alviverde em 2009, no Brasileirão, quando venceu por 2 a 0 um jogo no segundo turno que contribuiu para a derrocada do Palmeiras, então líder e quinto colocado no fim. Para o vencedor, de pouco adiantou, pois acabou rebaixado. 

Mesmo neste ano, com campanhas tão opostas no Paulistão, nem assim o Palmeiras venceu: na 11ª rodada, empate por 0 a 0, no Pacaembu. As esperanças do torcedor se apegam na estatística histórica, que aponta larga vantagem do Verdão no duelo: são 39 jogos, com 18 vitórias, 14 empates e sete derrotas, 55 gols marcados e 34 sofridos.

Valdivia, recuperado de uma lesão, deve voltar ao time titular do Palmeiras nesta quarta-feira. Por outro lado, Lincoln sentiu dores musculares e não vai jogar. Com diversas opções no ataque, o treinador manterá Wellington Paulista, novo reforço do Palmeiras, no banco de reservas. O atacante deve entrar na segunda etapa.

FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ X PALMEIRAS
Local: 
Estádio Bruno José Daniel, em Santo André
Horário: 21h50 (Horário de Brasília)
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcio Luiz Augusto (ambos de SP)

Santo André:
 Neneca; Altair (Alex Silva), Anderson e Sandoval; Marcelo Godri, Wallax (Mario Jara), Magno, Aloísio e Dênis; Richely e Célio Codó 
Técnico: Sandro Gaúcho 

Palmeiras: Deola; Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia ; Kleber e Luan (Wellington Paulista)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas