Considerada uma intertemporada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, a estadia em Atibaia, a mais de 428 quilômetros da capital carioca, foi marcada pelo ajuste da defesa, entrosamento do ataque e pela criação de um repértório de jogadas.
Luxemburgo deu folga dupla aos atletas após o clássico com o Botafogo
Além do aspecto técnico e tático, os jogadores aproveitaram a oportunidade longe de casa para se entrosarem fora de campo, através de jogos de cartas e videogames.
A concentração no interior de São Paulo deu resultado: a equipe venceu o Botafogo no Campeonato Carioca e se aproxima ainda mais de conquistar o título.
Em entrevista ao site oficial do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo comemorou a evolução do time dentro e for a de campo.
– Achei que precisávamos dos jogadores mais próximos. Achava que faltava consciência tática. Quem viu o jogo [contra o Botafogo, no último domingo (10)], analisou bem, percebeu que os jogadores sabiam o que estavam fazendo em campo. Isto foi reflexo de Atibaia.
A vitória do Flamengo sobre o Botafogo, segundo o técnico, foi a prova necessária para ter certeza que este tipo de trabalho será sempre bom para o grupo rubro-negro.
– Se tiver de fazer outras vezes, vamos fazer. A equipe fica voltada para o jogo. Tive tempo para treinar e repetir o que queria em campo.