Um novo projeto que reestrutura a recém-criada secretaria de Cidades, responsável também por ações ligadas ao aglomerado urbano, e que será encaminhado à Assembleia na próxima semana dará mais poder ao secretário Nico Baracat.
A pasta está recebendo atribuições da Sema, como, por exemplo, cuidar dos resíduos sólidos, e de outras secretarias.
Nenhum projeto sobre construção de escolas e creches e outras obras pode ser feito pelo Estado sem antes passar pela Cidades.
Essa incumbência, antes, cabia à pasta de Transporte e Pavimentação Urbana.
Com essas mudanças, o ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Várzea Grande Nico Baracat ganha força política e poder de barganha. No dia a dia, ele não está vencendo as audiências com prefeitos, parlamentares e outras lideranças. Projetos sobre o PAC I e PAC II e outras demandas oriundas do governo federal também passam pela interlocução de Nico.
Na proposta que chega à AL, a pasta das Cidades vai cuidar de projetos divididos em 4 etapas, entre eles o tratamento de água, esgoto, além de resíduos sólidos.
Nico é figura conhecida no meio político, principalmente no PMDB e na Baixada Cuiabana. Filho da primeira mulher a se eleger vereadora e depois prefeita em Mato Grosso (Sarita Baracat), ele sempre teve livre acesso aos gabinetes tanto do Executivo quanto do Legislativo e também concorreu à prefeitura em 2008, sem sucesso.