O Palmeiras começou o Carnaval sem Kleber, contundido, perdeu Valdivia também por lesão pouco antes do 0 a 0 com o Santo André no sábado (5), ganhou vaias antes da folga de domingo (6), teve desânimo para se reapresentar na segunda-feira (7) e na terça-feira (8) ganhou bronca de Luiz Felipe Scolari. Tudo isso para um time que, em uma semana, caiu da liderança para o quinto lugar do Campeonato Paulista.
Classificação do Paulistão
Para pôr fim ao péssimo saldo deste feriado, a equipe joga às 19h30 (de Brasília) nesta Quarta-feira de Cinzas, contra o Noroeste, em Bauru. Com a ordem de Felipão para colocar mais vontade em campo e esquecer a folia, o Verdão ainda não terá o Gladiador, que segue vetado por dores na coxa direita, mas terá o meia chileno, que esteve no sambódromo do Anhembi mesmo com incômodo muscular.
Nenhum atleta do Palmeiras admite que se fale em crise, mas vencer depois de três empates consecutivos no Estadual é obrigação, segundo Marcos Assunção.
– Temos que buscar a vitória de todas as formas e de qualquer jeito. Não adianta chorar o leite derramado, agora temos que pensar no Noroeste e fazer de tudo para não empatar nem perder.
O espírito é de se esforçar mais do que adversários sedentos por se fechar diante de um ataque que terá os jovens Miguel e Adriano "Michael Jackson" no ataque, e Tinga e Valdivia na armação – Patrik, que seria uma opção, está suspenso.
Mais do que fazer as redes balançarem, o que tem sido raro para o Palmeiras, o clube quer os três pontos, exatamente a distância para o líder Corinthians, para não precisar fazer contas. Para Marcos Assunção, qualquer tropeço pode ser fatal.
– Estamos com a mesma pontuação de São Paulo e Santos e, se a gente tropeça e eles ganham, complica. Mas, se a gente ganha e quem está na nossa frente tropeça, estaremos pertinho do Corinthians.
Já o rival do Palmeiras precisa fazer valer o mando de campo para ser otimista em relação à permanência na primeira divisão estadual. O Noroeste ocupa o 16º lugar, com dez pontos somados em 11 rodadas – está a apenas um da zona de rebaixamento. E o clube, que só venceu uma vez no Paulistão, tem problemas na escalação.
Os volantes Marcelinho, Hernani e Francis e os zagueiros Cris e Da Silva e os atacantes Otacílio Neto e Diego são dúvida. Mesmo assim, o técnico Lori Sandri aposta no comprometimento de quem for escalado.
– Estamos passando da metade do campeonato, as equipes não podem mais cometer falhas. Caso alguma aconteça, será primordial para definir o vencedor do jogo. Se o Palmeiras precisa do resultado, imagine nós.
FICHA TÉCNICA
NOROESTE X PALMEIRAS
Local: estádio Alfredo de Castilho, em Bauru (SP)
Data: 9 de março de 2011, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alberto Poletto Masseira (ambos de SP)
NOROESTE: André Luis; Márcio Gabriel, Matheus, Hallison e Gleidson; Júlio Cesar, Tiago Ulisses, Thiago Marin e Ricardinho; Vandinho e Otacílio Neto (Aleilson)
Técnico: Lori Sandri
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia; Adriano Michael Jackson e Miguel
Técnico: Luiz Felipe Scolari