A empresa paranaense que vai operar pelos próximos 30 anos a Usina Hidrelétrica Colíder, Copel, autorizou o início do empreendimento no curso do rio Teles Pires, em Nova Canaã do Norte, pelo consórcio formado por cinco empresas. O investimento estimado é de R$ 1,57 bilhão. Quando estiver em funcionamento, a usina terá capacidade de gerar 300 megawatts, suficiente para atender a demanda de 850 mil habitantes. A empresa não divulgou quantos empregos diretos e indiretos serão gerados.
O início da produção comercial está programada para janeiro de 2015. 70% da eletricidade gerada será vendida ao ambiente regulado para suprir a demanda de 27 concessionárias de distribuição de diferentes estados por R$ 103,40 o megawatt-hora. O restante será negociado no mercado livre.
A eletricidade gerada pela usina será transportada por um sistema de transmissão formado por uma subestação e uma linha de transmissão com 130 km de extensão, na classe de tensão de 500 mil volts por um sistema que será construído pela Copel. A obra está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.