Governo garante ampliação do aeroporto para a 2014

Data:

Compartilhar:

O governador Silval Barbosa e o presidente em exercício da Infraero, João Márcio Jordão, assinaram, em Brasília, um Termo de Acordo de Cooperação para a execução das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O acordo prevê uma atuação em conjunto do Governo do Estado e União para dar celeridade às obras de ampliação do terminal e garantir o cumprimento do cronograma para a realização da Copa do Mundo de 2014, bem comoe ainda concorrer para sediar jogos da Copa das Confederações, em 2013. 

Resultado de muita negociação por parte do Governo do Estado e de apoio da bancada federal, o acordo assinado na quinta-feira (3) divide reponsabilidades. Os recursos para investimento na obra de ampliação, estimados em R$ 87,5 milhões, são da Infraero e serão repassados por meio de um novo convênio.

O Estado vai  fiscalizar e acompanhar a elaboração dos projetos básicos e executivos das obras de ampliação. Após a entrega do projeto, previsto para setembro de 2011, começa a parte de licitação e contratação das obras que também será responsabilidade do governo estadual. 

"Foi a forma que nós encontramos e a Infraero entendeu de agilizarmos as obras da Copa 2014, olhamos a Copa, mas olhamos acima de tudo o desenvolvimento e crescimento que Mato Grosso vem passando," disse Silval Barbosa.

Asinaram o termo de cooperação, além do governador, os secretários de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, e das Cidades, Nico Baracat. O secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, foi um dos articuladores dessa negociação e já esteve na Infraero, em fevereiro, para agilizar esse processo.

Vuolo observou que a confiança depositada pela empresa é fruto de seriedade nas negociações e também da organização de Mato Grosso nas outras etapas de obras da Copa 2014. 

Prazos

O Termo de Acordo de Cooperação estabelece o compromisso da Infraero de instalar um Módulo Operacional (será uma estrutura provisória instalada em frente ao terminal de desembarque com duas esteiras externas, banheiros e espaço climatizado). O pregão para contratação da obra deve ocorrer até abril e a conclusão em dezembro de 2011. 

O projeto básico da obra de ampliação deve ser entregue em setembro e as obras iniciadas no início de 2012. Com isso, a conclusão se dará dentro do prazo previsto (dezembro de 2012) para permitir que Cuiabá concorra à Copa das Confederações. O presidente da Infraero, João Jordão, destacou que "os nossos aeroportos estarão prontos para a Copa". 

O governador Silval Barbosa aproveitou a oportunidade e solicitou à diretoria da Infraero melhorias e ampliação também no setor de cargas. Silval apresentou dados que mostram o crescimento do Estado, maior produtor de grãos e carne. O diretor Jaime Parreira, reconheceu o crescimento de Mato Grosso e o aumento na demanda e garantiu que será feito um estudo sobre o assunto.

"Cuiabá teve um crescimento extraordinário nos últimos anos, vamos fazer um estudo junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para garantir a nossa parceria", disse Jaime Parreira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas