Silval anuncia ações para aumentar oferta de leitos

Data:

Compartilhar:

O secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry (PP), reconheceu, nesta quarta-feira (2), que a questão da Saúde Pública em Mato Grosso é "calamitosa", mas considerou "inadmissível" que, nos dias de hoje, pessoas morram nas ruas (ou nas filas), em busca de atendimento médico, por falta de leitos.

Para minimizar essa situação, o Governo do Estado assinou um termo de cooperação técnica com o Hospital Santa Helena, de Cuiabá, para reforma e readequação física de um dos andares da estrutura, no valor de R$ 2 milhões. Serão criados 60 leitos, destinados ao atendimento de pacientes do SUS, na assistência materna e infantil. A estrutura ficará com a iniciativa privada.

"São ações sinérgicas desse sentido que vão permitir, num futuro próximo, que deixemos de figurar as páginas da imprensa de uma forma negativa e possamos dar um acalanto a nossa sociedade, que hoje não consegue sequer acessar o Sistema Público de Saúde", declarou Pedro Henry.

O secretário informou que pretende, até o mês de abril, viabilizar um total de 207 leitos, que atenderão o sistema público de Saúde na Grande Cuiabá. Serão 85 novos leitos no Pronto-Socorro de Cuiabá; 60 leitos no Santa Helena; e outros 62 leitos com o funcionamento, através de uma parceria com uma Organização Social, do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Henry ainda destacou que estuda a possibilidade de otimizar 57 leitos do Hospital Bom Jesus e fazer leitos de referência para longa permanência. Ainda pretende buscar, junto ao Hospital Militar, a otimização de espaço e implantação de outros leitos.

Presença

O governador Silval Barbosa (PMDB) justificou a parceria entre o Estado com o hospital privado, ao declarar que o estabelecimento tem seu atendimento voltado ao SUS, destacando o trabalho prestado pelo hospital.

"O Estado tem que estar presente sim. Não é um hospital do Estado de direito, mas de fato sim, pois o compromisso nosso é de ajudar essas instituições que fazem a diferença em Mato Grosso", declarou Silval, que assinou o convênio com a direção do Hospital Santa Helena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas