sete motivos para Ronaldo pendurar a chuteira

Data:

Compartilhar:

Eleito pela Fifa como melhor jogador do mundo em três oportunidades, campeão nas Copas de 1994 e 2002 com a seleção brasileira, e maior artilheiro da história dos Mundiais, Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno, dará dar adeus à bola nesta segunda-feira (14), em entrevista coletiva programada para o início da tarde, no CT Joaquim Grava.

Aos 34 anos, o camisa 9 do Corinthians já não consegue mais lutar contra a balança e, visivelmente fora de forma, não repete o desempenho brilhante de quando chegou o clube, há dois anos, conquistando os títulos paulista e da Copa do Brasil.

Afastado pelo técnico Tite para se recondicionar fisicamente, o atacante admitiu estar cansado e disposto a colocar um ponto final em uma trajetória brilhante dentro dos gramados brasileiros e europeus.

R7 lista, a seguir, sete motivos que podem ter contribuído para a decisão do Fenômeno de abandonar a carreira antes do término de seu contrato com o Timão, que vai até dezembro deste ano.

– Luta contra a balança: apesar de ter chegado acima do peso ao clube quando deixou o Milan-ITA, Ronaldo conseguiu dar a volta por cima e foi decisivo para a conquista de dois títulos na temporada 2009. Hoje, apesar do esforço, o Fenômeno não consegue mais se livrar dos quilinhos extras e da marcação adversária. Resultado: não fez um gol sequer no ano.

2 – Saída prematura do “irmão”: grande amigo e considerado como um irmão pelo jogador, Roberto Carlos não suportou a pressão da torcida e, apesar dos apelos de Ronaldo, pediu rescisão contratual para atuar no futebol russo. 

3 – Perda da vaga na Libertadores: quando o Timão foi eliminado pelo Flamengo na Libertadores de 2010, Ronaldo brincou e disse que o “centenário só terminaria em 2011”. Depois da vexatória derrota para o Deportivo Tolima-COL, na Pré-Libertadores, que tirou a equipe da fase de grupos da competição, Ronaldo deu adeus ao sonho de se tornar campeão continental.

4 – Pressão da torcida: apesar de ser o jogador mais aplaudido ao ter seu nome anunciado pelo sistema de som antes dos jogos no Pacaembu, Ronaldo não é mais unanimidade entre os torcedores e virou alvo nos protestos. No último, que beirou a violência, antes do clássico contra o Palmeiras, viu uma faixa com os seguintes dizeres: “maior salário, maior barriga, menor futebol”.

5 – “Brincadeira” do ex-presidente: Lula, ex-presidente da República e corintiano fanático, é também um crítico feroz de Ronaldo. Depois de criticar o peso do atacante na Copa de 2006, perguntou, sem qualquer pudor, há algumas semanas, “se não estava na hora de Ronaldo se aposentar”.

6 – Chegada de Liedson: ciente de que Ronaldo não renderia mais em alto nível, o Corinthians foi buscar em Portugal um novo dono para a camisa 9, Liedson. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o atacante fez jus ao número que veste e marcou dois na goleada por 4 a 0 sobre o ituano.

7 – Dores incessantes: Conforme declarou ao colunista Daniel Piza, do jornal O Estado de São Paulo, Ronaldo não aguenta mais as dores pelo corpo, cansado após encarar oito cirurgias ao longo da carreira. “Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas