Os equipamentos fazem parte do PRODESA – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário – Uma Parceria do Governo Federal com Governo do Estado e com os Municípios através dos Consórcios Intermunicipais para fomentar a economia dos municípios que dependem do agricultura familiar e propiciar melhorias nas vidas dos pequenos agricultores que contribuem em grande parte com a economia do País.
Para Marcelândia foram entregues 06 máquinas e equipamentos, sendo 01 máquina de beneficiamento de mel, 03 máquinas de beneficiamento de arroz, 01 mini-farinheira e 01 resfriador de leite de 2.000 litros.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura, os equipamentos serão instalados nas comunidades nos próximos meses, pois dependem da construção das bases físicas. Segundo a Secretaria, a beneficiadora do mel será instalada na sede do Município próximo ao viveiro municipal de mudas, e já está sendo providenciado o projeto para construção do barracão e estrutura física que será por conta do município. Quanto as beneficiadores de arroz, ainda se encontram em Cuiabá na SEDER e aguarda liberação para retirada e serão instaladas após serem construídas as bases físicas que também serão por conta do município, sendo uma no Distrito de Analândia do Norte, uma na Comunidade Santa Rita do Norte e uma no Assentamento Bom Jaguar. Quanto ao resfriador ainda não há definição do local de instalação. Por fim, sobre a farinheira, a secretaria informa que os equipamentos estão sob a posse do município que será instalada no Assentamento Bom Jaguar, no entanto nesse caso a base física (barracão e instalação) será por conta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDER), e está paralisada por conta de recurso do processo de licitação, ainda sem data para iniciar.
Esses equipamentos foram entregues Pelo Governador Silval Barbosa no último dia 17 de dezembro, em cerimônia realizada no Distrito Industrial em Cuiabá, com a presença de diversos prefeitos de todo estado, Deputados Estaduais, Deputados Federais, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Jilson Francisco da Silva, Superintendente Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Francisco Costa, entre outras autoridades. Marcelândia foi representado pelo Secretário de Governo Antonio Cassiano.
Ao todo foram entregues 296 equipamentos para todos os 141 municípios do estado, somando um investimento só em máquinas de R$ 4.092.604,16.
Na oportunidade o Governador Silval Barbosa(PMDB), ressaltou a importância das parcerias entre os governos, associações, consórcios e cooperativas para construção de uma agricultura forte. O Governador lembrou ainda que esse projeto contou com a grande contribuição das emendas parlamentares dosDeputados Federais Homero Pereira (PR), Wellington Fagundes (PR) e Carlos Bezerra (PMDB) que destinaram suas emendas para que a SEDER pudesse realizar esse importante projeto para o Estado. Os méritos devem ser dados a quem tem e sábio é o homem que sabe reconhecer isso. Parabéns ao Governador e aos parlamentares.
O Prefeito Adalberto Diamante(PR) ressalta que “ações conjuntas como essas que reúnem os Governos Federais e Estaduais no auxilio aos municípios, valorizam e oferecem mecanismos de renda ao pequeno homem do campo, oferendo melhores condições de vida para suas famílias, propiciando sua permanência no campo e movimentando a economia dos pequenos municípios. O Governo do Presidente Lula e do Governador Blairo Maggi iniciaram uma verdadeira mudança na vida do homem do campo, e confiamos que a Presidente Dilma e o Governador Silval Barbosa irão não só continuar essa mudança como aumentar e concretizar definitivamente a realidade da agricultura familiar de nossa região e de todo o país.”
Redação: Assessoria