Pouco a pouco, a diretoria do Atlético-MG vai liberando os jogadores contratados pelo ex-técnico do time, Vanderlei Luxemburgo, e deixando o Galo de 2011 com a cara de Dorival Júnior. Sete atletas dos 20 anunciados na temporada passada como “grandes nomes” não fazem mais parte do grupo alvinegro. E a lista deve ficar maior ainda.
Por outro lado, nove reforços já foram anunciados. Segundo o diretor de futebol do clube, Eduardo Maluf, só com a saída destes atletas o Atlético vai economizar R$ 850 mil por mês. Entre os nomes liberados até agora pelo treinador estão jogadores com larga experiência internacional, como o zagueiro paraguaio Júlio César Cáceres e o volante equatoriano Edison Méndez, reforços anunciados no ano passado com pompa. Eles devem assinar a rescisão nos próximos dias.
Antes deles, os goleiros Fábio Costa e Marcelo, o lateral-esquerdo Fernandinho e os volantes Fabiano e Alê, todos jogadores contratados por Luxemburgo, já tinham deixado o clube. Outros atletas, como o goleiro Aranha, o volante Jataí e o armador Joedson, aproveitados pelo ex-treinador, também foram liberados.
Vinte jogadores foram trazidos por Luxemburgo na temporada passada. Destes, os zagueiros Réver e Lima, os laterais Leandro e Rafal Cruz, o volante Zé Luís, os armadores Daniel Carvalho e Diego Souza e os atacantes Obina e Neto Berola serão aproveitados por Dorival Júnior.
Os casos do atacante Ricardo Bueno e do lateral Diego Macedo ainda estão sendo avaliados. Muriqui, que deixou o Galo no meio da temporada passada, completa a lista de reforços contratados por Luxemburgo que não fazem mais parte do elenco.