O governador Silval Barbosa (PMDB) e o vice Chico Daltro (PP) já estão considerados aptos a exercer o comando do Poder Executivo de Mato Grosso a partir de 1º de janeiro de 2001. Ambos foram diplomados em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na noite desta quinta-feira (16), no Espaço Cenarium Rural da Famato, no Centro Político Administrativo (CPA).
A solenidade, presidida pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro, também garantiu direito de posse a 24 deputados estaduais e 15 suplentes, a oito deputados federais e 12 suplentes e aos senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR), cada um com dois suplentes.
"Estou imensamente feliz, pois esse momento é a coroação de todo um trabalho sério que realizamos no decorrer da campanha eleitoral. É o veredito do povo", disse Silval Barbosa, em entrevista coletiva, ao se referir ao ato de diplomação. Ele reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Mato Grosso.
Em discurso, após receber o diploma, o governador afirmou que vai trabalhar muito para retribuir a confiança da população e corresponder à expectativa de todos os mato-grossenses. Ele conclamou aos deputados e senadores eleitos esforços no sentido de "fazer o melhor pela população, sempre pensando nas futturas gerações".
Silval Barbosa responde a várias ações em que coligações de candidatos da oposição pedem à Justiça Eleitoral a cassação do seu mandato. Entre as acusações, destacam-se as de suposta compra de votos e de suposto uso da máquina pública.
Em pelo menos duas delas, o peemedebista foi absolvido pelo TRE. Outras seis ações, muito provavelmente, serão julgadas no ano que vem. Nas eleições de outubro passado, Silval obteve 759.805 votos (51,02% dos votos válidos), sendo eleito no primeiro turno.
Pelo menos 1,5 mil acompanharam a diplomação, entre familiares e amigos dos diplomados. Como é praxe, a cerimônia é marcada pela entrega de um diploma que torna o eleito apto a tomar posse de seu cargo no dia 1º de janeiro – no caso do governador e seu vice -, e no 1º de fevereiro – no caso dos deputados estaduais e federais e senadores.
Biografia
Eleito como vice-governador em 2006, Silval Barbosa assumiu o cargo de governador, oficialmente, em 31 de março deste ano, na vaga deixada por Blairo Maggi, que comandou o Estado por dois mandatos, se se candidatou a senador.
O agora governador reeleito começou a vida pública como prefeito de Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá), cargo exercido de 1993 a 1996. Elegeu-se deputado estadual nos pleitos de 1998 e 2002. Foi presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e permaneceu no cargo de 2005 a 2006.
Ele é bacharel em Direito e empresário, nasceu em Borrazópolis (PR), é casado, pai de três filhos, tem 49 anos e mora há 33 em Mato Grosso.
A cerimônia de posse para o segundo mandato do governador Silval Barbosa será no dia 1º de janeiro, às 9 horas, na Assembleia Legislativa.
Na sequência, às 10 horas, no Centro de Eventos Pantanal, acontecerá a solenidade festiva, quando o peemedebista discursará, pela primeira vez, como governador reeleito.
Confira a lista diplomados pelo TRE, nesta quinta-feira:
Governador:
Silval Barbosa
Vice-governador:
Chico Daltro
Senadores:
Pedro Taques
Blairo Maggi
Suplentes:
José Aparecido dos Santos
Manoel Antonio Rodrigues Palma
José Antonio Medeiros
Paulo Pereira Fiuza Filho
Deputados estaduais:
José Domingos Fraga Filho
Guilherme Antonio Maluf
Dilmar Dal Bosco
Percival Muniz
Zeca Viana
Luciane Bezerra
Sérgio Ricardo
Sebastião Resende
Mauro Savi
Wagner Ramos
Romoaldo Júnior
Baiano Filho
Walace Guimaraes
Nilson Santos
Ademir Brunetto
João Malheiros
Teté Bezerra
Herminio Barreto
Luiz Marinho
José Geraldo Riva
Ezequiel Fonseca
Airton Português
Walter Rabello
Antônio de Azambuja
Suplentes:
Gilmar Fabris
Carlos Carlão
Chico Curvo
Pedro Inácio Wiergt
Márcio Antônio Pandolfi
Cândido Teles de Araujo
Ondanir Bortolini (o Nininho)
Emanuel Pinheiro
Alexandre César
Aray da Fonseca
Washington José Salles
Laercio Noberto Júnior
Luis Magalhães (O Luizinho)
Deucimar Silva
Valdizete Martins Nogueira
Deputados federais:
Valtenir Pereira
Eliene Lima
Wellington Fagundes
Homero Pereira
Carlos Pezerra
Ságuas Moraes
Júlio Campos
Pedro Henry
Suplentes:
Eduardo Alves Moura
Wilson Massahiro Kishi Carlos
Elso Rodrigues
Roberto Doner
Neri Geller
Jaqueline Guimarães
Serys Marly
Victorio Galli Filho
Lucia de Lourdes Gonçalves
Nilson Leitão
Sérgio José de Aguiar
Roberto Aguinelo de Farias
Colaborou: Antonio de Souza