Pernil, peru, lombo, cerveja, sorvete. Os jogadores palmeirenses terão de pensar duas vezes antes de saborear essas delícias no fim do ano. A comissão técnica estabeleceu uma meta de preparação física, e os atletas terão de se reapresentar, em 4 de janeiro, com no máximo três quilos a mais do que estavam na última medição feita pelo clube.
Após um ano de resultados ruins e novamente título algum, o técnico Luiz Felipe Scolari quer empenho total para reverter esse quadro na próxima temporada. Assim, instruiu o preparador físico, Anselmo Sbragia, a endurecer o controle sobre o que os jogadores fazem nas férias.
– Não é cartilha, não agimos assim. Na verdade, sugerimos algumas instruções para que os jogadores voltem praticamente em forma, com no máximo três quilos a mais em relação à última medição, que foi feita antes de eles saírem de férias. Durante as férias de final de ano, a gente sabe que é normal qualquer pessoa consumir bebida alcoólica ou se alimentar um pouco a mais que o normal. Pedimos apenas que evitassem o excesso.
A estratégia do Palmeiras deixa os jogadores em alerta e demonstra que a cobrança na próxima temporada será grande. O clube, que vive uma escassez de títulos e só conquistou uma taça importante nos últimos 11 anos, precisa de uma conquista para acalmar a torcida, cada vez mais insatisfeita com a equipe.
Embora seja o fiscal da medida repressiva, Sbragia negou que os jogadores levarão multas ou broncas caso se apresentem acima do limite de três quilos a mais.
– Alguns têm mais tendência a voltar acima do peso, outros não. Como eu falei, não é cartilha, não terá multa ou bronca em caso de eles voltarem muito acima do peso. Mas isso foi uma maneira de eles voltarem em boas condições e não sofrerem tanto na primeira semana de treinos. Teremos poucos dias até a estreia no Paulistão.
O Campeonato Paulista começa no dia 16 de janeiro. O Verdão entra em campo nesse dia e enfrentará o Botafogo, de Ribeirão Preto.