A temporada 2010 não foi das melhores para o Palmeiras. Além de não brigar pelos títulos do Paulista, da Copa do Brasil e do Brasileirão, o Alviverde decepcionou a torcida ao perder a disputa por uma vaga na final da Sul-Americana, para o Goias, e teve de se adaptar ao papel de coajuvante nas últimas rodadas do Brasilerão.
Para muitos torcedores do Palmeiras, entregar o jogo para o Fluminense e prejudicar o Corinthians no Campeonato Brasileiro seria como conquistar o próprio título. Mas o goleiro Deola não pensou assim. Manteve a atuação segura na meta do Alviverde e impediu que o Verdão fosse goleado pelo Tricolor carioca. Ao final, foi vaiado e xingado pela torcida. Em entrevista ao site oficial do clube, o arqueiro diz que preferiu contrariar os palmeirenses a manchar a imagem do Palmeiras.
– Nunca tive ajuda de ninguém e me orgulho por isso. Não iria entrar naquele jogo com o intuíto de entregar. Eu sei da rivalidade que tem entre Palmeiras e Corinthians, mas não queríamos ser humilhados ao ponto de entregar. Isso mancharia nossas carreiras, não seria algo correto. Acho que a torcida me reconheceu dessa forma e acredito que aquele acontecimento tenha sido algo isolado.
Deola reconheceu que a temporada não foi boa para a equipe, mas vê seu desempenho melhor.
– Para o Palmeiras o ano foi decepcionante. Não conseguimos alcançar nossos objetivos e acabou sendo uma frustração enorme. Mas pensando pelo lado individual, o ano foi muito bom. Consegui aparecer e suprir as necessidades quando o time precisou. Acho que dei conta do recado quando exigido.
O goleiro evitou comparações com Marcos e exaltou o companheiro, a quem considera uma referência.
– É injusto ser comparado com o Marcos por tudo o que ele representa. Ele é um ídolo do Brasil, campeão do mundo, fica difícil comparar. Eu ainda estou procurando meu espaço e não sou nada perto do Marcos.
Deola diz que em 2011 o Palmeiras precisa voltar a disputar títulos, para que o time represente a grandeza do nome do clube.
– Quem está aqui vestindo essa camisa precisa pensar grande, independente da ocasião. Em dez anos, não pode se contentar com a conquista de um Paulistão e uma Série B. Na verdade, são títulos que merecem valor, mas é pouco perto da grandeza do Palmeiras. A gente sabe que a torcida cobra e é preciso dar o máximo para 2011 ser diferente.
O arqueiro ainda não sabe se será titular em 2011. Marcos treinará durante as férias para voltar a jogar no Campeonato Paulista, logo, Deola voltaria para o banco de reservas.