Agente carcerário tem mão decepada em curso da PM

Data:

Compartilhar:

 

Um agente penitenciário teve a mão direita decepada após a explosão de uma granada durante um treinamento militar ocorrido na manhã de ontem, por volta das 10h30, na sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, localizado no Km 2 da estrada para o Distrito da Guia, região metropolitana de Cuiabá.

Segundo informações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a vítima foi identificada como Adão Ramos da Silva. Ele e outros 61 agentes participavam de uma aula de instrução de uso de armas de menor poder letal para casos de contenção de crises, que integra o Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope). A granada é uma das armas classificadas nesta categoria.

De acordo com alunos e instrutores que presenciaram o acidente, Ramos teria pedido ajuda ao instrutor porque ele percebeu que a granada que manuseava apresentava algum defeito. Não houve tempo hábil para o instrutor verificar a situação e a granada acabou explodindo na mão do agente penitenciário.

Procurado, o comandante do CFAP, tenente-coronel Jorge Paredes, informou à reportagem que todos os critérios de segurança foram garantidos para a realização dos treinamentos com as granadas. "No estande de tiro nós também montamos uma equipe médica e de suporte para prestar atendimentos aos alunos", disse o comandante.

Paredes salientou que Ramos só manuseou o artefato verdadeiro depois de passar por duas simulações anteriores com granadas experimentais. Ele disse que as granadas mantêm padrão de qualidade e que são amplamente utilizadas em situações de motim e rebeliões nos presídios mato-grossenses.

Resgate

Gravemente ferido, Adão Ramos chegou a ser atendido por médicos militares no CFAP e encaminhado por uma ambulância da Polícia Militar até a Santa Casa de Misericórdia, onde foi submetido a uma cirurgia na mão direita para estancar a hemorragia. Até o fechamento desta edição, Adão Ramos não corria risco de morrer.

Em nota, a Sejusp informou que será instaurado dois inquéritos para investigação do acidente, sendo um civil e outro militar. O local do acidente foi isolado e passou por perícia. Depois do acidente, os exercícios com as granadas foram suspensos.

"Até por uma questão psicológica nós decidimos trocar as instruções e invertemos o calendário para que os alunos possam superar essa dificuldade", revelou Paredes. As instruções com granadas vão ser retomadas na próxima semana. A capacitação teve início em novembro e deve seguir pelos próximos cinco meses.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY