Após melhor sequência, times paulistas perdem fôlego e espaço no Brasileirão

Data:

Compartilhar:

Detentores da melhor sequência de títulos da história do Campeonato Brasileiro, os times paulistas vivem atualmente um momento de baixa após anos de hegemonia no cenário nacional. Há duas temporadas sem vencer o Brasileirão, o estado de São Paulo agora se vê pressionado pela ascensão de seu maior rival: o Rio de Janeiro.

Entre 2004 e 2008, o futebol paulista conquistou todas as edições do Campeonato Brasileiro. Santos, em 2004; Corinthians, em 2005; e São Paulo, de 2006 a 2008, transformaram os paulistas nos clubes mais vitoriosos do Brasil em títulos nacionais.

Contudo, a ausência de taças nos últimos dois anos deixou os clubes do estado mais rico do país em alerta e se somou a outros fatores negativos, abrindo assim uma “necessidade” de conquista na próxima temporada.

O Corinthians, que brigou pelo título brasileiro até o fim, ficou apenas em terceiro. O São Paulo teve um ano apenas regular, enquanto o Santos não conseguiu ser o mesmo do primeiro semestre. O Palmeiras, em crise há uma década, pouco conseguiu ameaçar os demais clubes no Brasileirão.

Mas a crise paulista também passa por outros times. O Guarani e o Grêmio Prudente foram rebaixados para a Série B. A Portuguesa, que tentava voltar à primeira divisão do futebol nacional, não conseguiu cumprir essa tarefa. Assim, haverá apenas quatro equipes do estado na próxima edição do nacional, o mesmo número do Rio.

Desde 2007, São Paulo não tinha apenas quatro equipes na Série A. O número é muito inferior, por exemplo, aos nove clubes paulistas que disputaram o Brasileirão de 2001. Naquela época, havia 28 equipes no torneio. Atualmente, são 20. Mesmo assim, proporcionalmente, a queda é grande.

 

O declínio paulista passa pela baixa dos times do interior. Com os rebaixamentos de Guarani e Grêmio Prudente, a força desses clubes passou para outros estados. Equipes como Ponte Preta, União São João e Bragantino, que já fizeram parte da Série A, atualmente estão fora. O mesmo ocorre com as times do ABC, como São Caetano e Santo André.

Outro sintoma que ilustra a queda do futebol paulista no Brasileirão é a ausência de vice-campeões. Nas últimas duas temporadas, os times de São Paulo não ficaram na primeira e segunda posições do torneio. A última vez que essa sequência tinha ocorrido foi no biênio 1984-1985

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas