Reta final do Brasileirão pode salvar ou prolongar frustrações tricolores na década

Data:

Compartilhar:

 

Os anos 1990 foram os piores da história do Fluminense, com apenas um título conquistado – o Estadual de 1995 – e três rebaixamentos. Se não foi sombria igual a passada, a atual década coleciona frustrações para os tricolores. Caso não vença o Brasileirão 2010, o torcedor pó-de-arroz sentirá novamente um gosto amargo.

Embora tenha triunfado em três campeonatos, sendo dois estaduais (2002 e 2005) e uma Copa do Brasil (2007), o time das Laranjeiras fracassou em outros nove momentos importantes, que poderiam ter feito da década de 2000 a melhor de sua história.

Agora, perdeu a liderança do Brasileiro a três rodadas para o fim, ao empatar com o Goiás, por 1 a 1, em casa, e cair para a segunda posição, com 62 pontos, um atrás do líder Corinthians. Conquistar a taça significará salvar a década para a torcida e iniciar uma nova era a partir de 2011.

Confira as frustrações tricolores nos anos 2000:

1 – Em 2001, o Fluminense, dirigido por Osvaldo de Oliveira, realizou bom Brasileirão e terminou a fase de classificação em terceiro lugar. Avançou até a semifinal, quando, em jogo único, perdeu por 3 a 2 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, ao sofrer gol de Alex Mineiro no fim.

2 – No ano de seu centenário, em 2002, a principal competição do primeiro semestre foi o Rio-São Paulo. Depois de arrancada impressionante, o Tricolor chegou a última rodada da primeira fase precisando do empate para chegar às semifinais. Mas um gol de Marcos Senna, no final, impôs a derrota tricolor para o São Caetano, no Anacleto Campanella.

3 – No fim de 2002 o torcedor tricolor sentiu o golpe mais forte na temporada que celebrava os 100 anos do clube. A equipe de novo chegou à semifinal d Brasileiro e sucumbiu. Desta vez para o Corinthians. Depois de vencer por 1 a 0 no Maracanã e sair na frente no Morumbi, viu Romário deixar o campo machucado e o time permitir a virada paulista. Derrota por 3 a 2 e nova eliminação.

4 – Em 2003, o Fluminense atropelou o Flamengo na semifinal do Estadual, vencendo por 4 a 0 e chegando como favorito à decisão diante do Vasco. Contudo, com falhas do goleiro Kleber, o Tricolor perdeu os dois jogos e amargou o vice-campeonato.

5 – A temporada de 2004 começou com a torcida eufórica e terminou de forma melancólica. Com um quarteto formado por Ramon, Roger, Edmundo e Romário, o time perdeu duas finais de turno no Estadual, foi eliminado sem resistir ao Grêmio na Copa do Brasil e encerrou o Brasileiro cumprindo tabela.

 

 

6 – Com Abel Braga no comando da equipe, o Tricolor iniciou 2005 arrasador, vencendo o Estadual e chegando à final da Copa do Brasil. Porém, perdeu a decisão do torneio para o surpreendente Paulista, de Jundiaí, colecionando outro vice-campeonato.

7 – O fim de 2005 foi ainda mais doloroso para o torcedor tricolor. Com 99% de chances de conquistar vaga na Libertadores, o Fluminense perdeu os últimos cinco jogos do Brasileirão e, de quebra, envergonhou sua torcida, com a quinta colocação e sem lugar no torneio continental.

8 – Depois de 23 anos, o Fluminense voltou a disputar, em 2008, a Libertadores, graças ao título da Copa do Brasil do ano anterior. O time fez a melhor campanha da primeira fase e, no mata-mata, bateu os favoritos São Paulo e Boca Juniors (ARG). Contudo, em decisão dramática, perdeu, em pleno Maracanã, o título inédito para a LDU, nos pênaltis.

9 – Em 2009 a LDU voltou a estragar a festa tricolor. Em nova decisão, desta vez da Copa Sul-Americana, a equipe equatoriana faturou outro título dentro do Maracanã, mesmo perdendo o jogo de volta por 3 a 0. Em Quito, havia goleado por 5 a 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas