Motores ameaçam favoritismo de Fernando Alonso nos treinos deste sábado para o GP do Brasil

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Orlando Kissner/AFPOrlando Kissner/AFP

Carro de Alonso volta de guincho após problema na sexta: espanhol corre sob risco de perder posições com nova quebra



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Foi um motor quebrado que permitiu a Fernando Alonso chegar a Interlagos com chances de ser campeão da Fórmula 1 com uma prova de antecipação, mas a mesma peça é um dos principais fatores de preocupação do espanhol para os treinos deste sábado (6) do GP do Brasil, em Interlagos. 

No último GP, na Coreia do Sul, há duas semanas, Alonso era o segundo colocado e estava a ponto de ver Sebastian Vettel assumir a liderança do Mundial, mas o motor Renault da Red Bull do alemão explodiu a 11 voltas do fim, entregando de bandeja ao espanhol o primeiro lugar na corrida e no Mundial. 

Em Interlagos, porém, os dois pilotos da Ferrari sofreram com os motores na sexta-feira (5): Alonso parou a alguns minutos do fim do primeiro treino livre, e Massa perdeu mais de meia hora da segunda sessão. 

O regulamento da F-1 é uma ameaça tão grande ao tricampeonato de Alonso quanto os pilotos da Red Bull – Mark Webber é o vice-líder, com 220 pontos, 11 a menos que o espanhol, e Vettel é o quarto, com 206. Isso porque cada piloto pode usar apenas oito motores durante a temporada, e Alonso já esgotou a cota. Usar um motor extra custa dez posições no grid de largada. 

Por isso, a Ferrari recorreu a motores “usados”. Cada um tem capacidade para até três corridas, e as peças que a equipe pode usar em Interlagos já estão perto do limite. 

Para piorar, qualquer quebra durante o treino de classificação, que começa às 14h (de Brasília), será fatal na busca por uma boa posição no grid. Se acontecer na primeira parte do treino, por exemplo, pode obrigar o espanhol a largar para trás da 18ª posição, obrigando o piloto a fazer uma corrida de recuperação. 

Alonso, no entanto, minimizou o problema.

– Já tínhamos a previsão de trocar o motor entre os dois treinos, então o único prejuízo foi ter perdido algumas voltas, nada mais.

Supremacia 

Se tudo correr bem com o motor, ainda assim Alonso terá uma tarefa complicada: reduzir a incrível supremacia da Red Bull nos treinos de classificação. 

Em 17 corridas disputadas até agora na temporada, os pilotos da equipe austríaca fizeram 14 poles – nove de Vettel e cinco de Webber. Alonso conseguiu superá-los apenas duas vezes, na Itália e em Cingapura, e Lewis Hamilton, da McLaren, levou a melhor no Canadá. 

O cenário dos treinos livres, amplamente dominados pela Red Bull, mostra que o mais provável é que a briga pela pole fique mesmo entre Vettel e Webber, mas Alonso prefere evitar o pessimismo. 

– A Red Bull sempre domina as sextas-feiras, então não foi nenhuma surpresa para nós. Como há previsão de chuva, qualquer coisa pode acontecer, temos de esperar. 

Antes, às 11h (de Brasília), será realizado o terceiro e último treino livre, e, se as previsões de chuva se confirmarem, as equipes tentarão aproveitar o período de uma hora para buscar acertos para a pista molhada.

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