Goiás e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira (3), às 19h30 (horário de Brasília), em busca de uma vitória para manter o objetivo de cada uma das equipes. Qualquer outro resultado complica demais a situação de um ou de outro: a do Goiás, na fuga contra o rebaixamento; a do Grêmio, na luta por uma vaga à Libertadores.
Ocupante da parte de baixo da tabela há 21 rodadas, o Goiás, atual penúltimo colocado, está a quatro pontos do Guarani, primeiro time que escaparia da degola. Não vencer o Grêmio no Serra Dourada poderá aumentar esta distância para cinco, seis ou sete pontos, com apenas mais 15 a disputar.
A situação é desesperadora, e o alerta vermelho já está ligado em Goiânia, como afirmou o zagueiro Ernando.
– Nossa equipe não pode mais deixar para ganhar na próxima rodada. Tem que ser contra o Grêmio. Temos que vencer de qualquer maneira.
Para a partida, o técnico Jorginho deverá contar com a volta de Marcão à zaga. Sua saída forçou o time a abandonar o esquema 3-5-2 na derrota para o Palmeiras. Com isso, Jonílson deve deixar o time.
No Grêmio, a derrota para o Fluminense causou muita reclamação com a arbitragem de Heber Roberto Lopes, que não marcou um pênalti em Jonas no segundo tempo. Os dois últimos resultados foram frustrantes: empate no Gre-Nal e derrota no Rio, quando em ambas as partidas o time teve bom desempenho.
Passada a sequência mais difícil da equipe no campeonato (enfrentou ainda Vasco e Cruzeiro recentemente), a ideia é aproveitar os jogos com Goiás e Ceará para fazer seis pontos e subir na tabela novamente. A última rodada foi péssima para as pretensões gremistas: além de perder, viu Botafogo, São Paulo e Palmeiras, rivais diretos, vencerem seus compromissos. Agora, o time está a quatro pontos do G-4 e a sete do G-3. Mas as dificuldades não desanimam o vice de futebol Alberto Guerra:
– Complicou um pouco, mas acreditamos que há chances. Não fazemos um cálculo, mas projeções jogo a jogo, sem avaliarmos um percentual necessário de pontuação. Se ganharmos do Goiás, pode ser que as chances aumentem, dependendo dos outros resultados.
Renato contará com a volta do capitão Fábio Rochemback ao time. Como Vilson sente dores na coxa, Adilson pode retornar à titularidade. Trata-se da única dúvida. De resto, o time será o mesmo que vem fazendo grande campanha recente, assumindo a simbólica liderança do returno.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS-GO X GRÊMIO-RS
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data: 3 de novembro de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (Fifa-RO) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
GOIÁS: Harlei; Ernando, Rafael Tolói e Marcão; Douglas, Amaral, Wellington Monteiro, Bernardo e Wellington Saci; Felipe e Rafael Moura
Técnico: Jorginho
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Vilson (Adilson), Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho