Do R7
Reprodução
Em sua autobiografia, Pelé fala da confusão de suas certidões
O documento de nascimento do ex-camisa 10, registrado em Três Corações, Minas Gerais, aponta o dia 21 de outubro de 1940 como o dia em que ele veio ao mundo. A certidão traz outro dado curioso, o nome de Pelé é grafado da seguinte forma: Edison Arantes do Nascimento. Para homenagear Thomas Edison, o inventor da luz elétrica, o pai de Pelé quis chamar o filho dessa forma.
Já na certidão de batismo, feita no ano de 1941, o nascimento de Pelé aparece como dia 23 de outubro – data adotada por ele – e o primeiro nome aparece sem a letra i, apenas Edson.
Em sua autobiografia, publicada em 2006, o Rei do Futebol disse que é frequente seu nome aparecer grafado como Edison, o que o aborrece. Para sua sorte, o nome original é pouquíssimo mencionado quando se fala dos feitos alcançados dentro do futebol. O apelido Pelé, muito mais fácil de ser memorizado e sem dupla grafia, ganhou o mundo.
A presença de duas datas de nascimento altera inclusive o signo do Rei do Futebol. Para quem quiser comemorar no dia 21, Pelé é de libra. Para quem preferir o dia 23 de outubro, o atleta do século é de escorpião.