Pesquisadores americanos descobriram por que os homens têm duas vezes mais chances de se viciar em álcool do que as mulheres. Segundo o estudo, eles sentem mais satisfação com a bebida do que elas. A razão para isso é um hormônio chamado dopamina.
Os cientistas das universidades de Columbia e de Yale avaliaram homens e mulheres de idade universitária com o costume de beber. Os estudantes ingeriram bebidas alcoólicas e não alcoólicas e, em seguida, passaram por um exame de tomografia. O teste mediu a quantidade de dopamina liberada em consequência do álcool.
Essa substância tem diversas funções no cérebro. Uma delas está relacionada à sensação de prazer proporcionada por algumas experiências como sexo, apostas e drogas.
Os resultados da tomografia mostraram que os homens liberam uma quantidade maior de dopamina do que as mulheres. Esse crescimento foi encontrado em uma parte do cérebro relacionada ao prazer e ao vício. Segundo os cientistas, essa descoberta mostra que a influência do álcool na liberação do hormônio tem um papel importante no comportamento das pessoas.
Para a médica Anissa Abi-Dargham, autora do estudo, quando episódios de bebedeira se repetem, a quantidade de dopamina liberada é menor.
– Isso pode significar uma marca de tolerância, ou a transição para o hábito.
A diferença do alcoolismo entre os sexos, segundo os especialistas, deve ajudar em futuras pesquisas sobre esse vício.