Mesmo com mais tempo em campo, o meia Hernanes, da Lazio, erra menos passe do que Ronaldinho pelo Milan, no Campeonato Italiano
O ex-são-paulino é o motor deste time da Lazio, enquanto Ronaldinho parece ser apenas uma roda do carro rubro-negro sempre bem guiado por Ibrahimovic. Em cinco partidas, Hernanes, que desempenha uma função de armador, marcou um gol, de pênalti, deu uma assistência, e participou da jogada de outros dois tentos da equipe no Campeonato Italiano.
Hernanes se diz apaixonado pela cidade de Roma
Ou seja, o jogador esteve presente em mais da metade dos gols anotados pelo time na competição nacional – foram sete até aqui. Já Ronaldinho, que desempenha uma função parecida com a de Hernanes, só que mais pela esquerda, ainda não balançou as redes e deu duas assistências no torneio nacional. Mesmo que o técnico do Milan, Massimiliano Allegri, negue qualquer problema com o gaúcho após deixá-lo de fora do jogo contra o Ajax, pela Liga dos Campeões, sua ausência é uma prova de que a equipe pode se virar muito bem sem ele.
Já Hernanes é indispensável para a Lazio, pois é o ponto de equilíbrio no meio de campo, assim como era no São Paulo. Com seu desempenho, o meia ganhou a confiança do técnico Edy Reja. Até agora, Hernanes jogou 468 minutos, e está atrás apenas dos zagueiros André Dias, Radu e Biava, e do goleiro Muslera, que não foram substituídos em nenhuma partida.
Ronaldinho esteve em campo, pelo Campeonato Italiano, por 397 minutos e erra em média nove passes por jogo, contra sete do meia da Lazio, que tem mais tempo de jogo. Hernanes é também o que mais chuta a gol no seu time: até aqui foram 23 disparos contra a baliza adversária, sendo dez no alvo (aproveitamento de 43.3%). Para se ter uma ideia, o segundo atleta da equipe que mais chutou a gol é o argentino Zárate, com dez – e apenas três certeiros. Ronaldinho? Somente oito chutes, com dois diretos no alvo, e um aproveitamento de apenas 25%.
Hernanes está em segundo lugar no termômetro do futebol europeu; Diego, do Wolfsburg, lidera
Outro dado que mostra a participação ativa de Hernanes no time da Lazio é o número de cruzamentos: foram 24 até aqui, atrás apenas de Lichtsteiner, com 30 – um desconto para o brasileiro, já que Lichtsteiner é um lateral. Ronaldinho também não deve se gabar por ter três cruzamentos a mais, porque sua posição, pela faixa esquerda, lhe propícia isso.
E mesmo com tanta habilidade e marcação forte, o gaúcho sofreu apenas três faltas até aqui, enquanto Hernanes foi parado com uma infração por 17 vezes. Os números não mentem. Pelo menos até o momento, o ex-são-paulino tem sido muito mais efetivo para a Lazio do que Ronaldinho para o Milan no Campeonato Italiano. E isso não deve mudar, porque Allegri dispõe de opções para variar suas jogadas. Já o técnico da Lazio deposita toda sua confiança em Hernanes.