Pressionado pela vitória do Fluminense, o Corinthians precisava vencer o Cruzeiro fora de casa nesta quarta-feira (25), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, para não se distanciar da liderança, ocupada pela equipe carioca. No entanto, os mineiros impuseram a terceira derrota dos paulista na competição, ao vencer por 1 a 0, com gol de Montillo.
O Cruzeiro complicou as pretensões do Corinthians logo aos 3min de jogo. Depois da defesa corintiana rebater um escanteio, a bola sobrou para o meia cruzeirense Montillo, que bateu cruzado e abriu o placar no estádio Parque do Sabiá , em Uberlândia.
Depois disso, os mineiros se encolheram e o Corinthians passou a tomar conta da partida. Aos 6min, o lateral-esquerdo Everton cortou cruzamento de Jucilei com o braço e o árbitro marcou o pênalti. De olho na artilharia, Bruno César foi para a cobrança, mas desperdiçou a chance de empatar.
No entanto, o Corinthians não sentiu o baque e prosseguiu atacando, enquanto o Cruzeiro, abusando das faltas, limitava-se a se defender e explorar os contra-ataques. A melhor chance alvinegra aconteceu aos 39min. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Paulo André desviou de cabeça. A bola encobriu o goleiro Fábio e bateu no travessão. Na sequência, Ralf chutou em cima da zaga.
No início da segunda etapa, o Cruzeiro deu a impressão de que mudaria a postura defensiva em campo. No primeiro lance, Everton cruzou rasteiro, a bola passou por todo mundo e ninguém completou para dentro do gol.
Apesar de os mineiros saírem mais para o jogo do que no primeiro tempo, o Corinthians ainda dominava as ações e tinha posse de bola. Porém, as chances claras de gol não aconteceram, pois o time do Parque São Jorge emperrava na hora de construir as jogadas. Dessa maneira, o resultado do primeiro tempo permaneceu inalterado.
Com a derrota, o Corinthians fica com 31 pontos, na segunda colocação e vê o Fluminense disparar na liderança, com cinco pontos a mais. O Cruzeiro, por sua vez, sobe para a quinta colocação, com 24 pontos conquistados.
CRUZEIRO 1 x 0 CORINTHIANS
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Data: 25 de agosto de 2010, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Ênio Ferreira de Carvalho e César Augusto de Oliveira Vaz (ambos do DF)
Cartões amarelos: Edcarlos, Everton, Caçapa, Gil, Henrique e Wellington Paulista (Cruzeiro); Chicão, Alessandro, Jorge Henrique e Souza (Corinthians)
Gol: CRUZEIRO: Montillo, aos três minutos do primeiro tempo
CRUZEIRO: Fábio; Edcarlos, Caçapa e Gil; Jonathan, Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo (Roger) e Everton (Pablo); Wellington Paulista e Robert (Wallyson)
Técnico: Cuca
CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Roberto Carlos (Paulinho); Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César (William Morais); Jorge Henrique e Iarley (Souza)
Técnico: Adílson Batista