A convincente exibição diante dos Estados Unidos no início do mês deverá ser regra, e não exceção na seleção brasileira de Mano Menezes. Pelo menos no que depender do treinador. Em seu discurso nesta sexta-feira (20), o comandante pregou um meio-campo leve e talentoso, ao justificar as convocações dos meias Fernandinho e Philippe Coutinho.
O primeiro atua há cinco temporadas na Europa, defendendo o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e é mais experiente, com 25 anos. Chegou a ser convocado uma vez em 2005, mas, machucado, foi cortado.
– Estou extremamente feliz por chegar novamente à seleção. Sempre foi o meu principal objetivo e trabalhei muito para ser lembrado. Posso garantir que me esforçarei ao máximo para colaborar com esta nova fase da seleção brasileira.
Já Philippe Coutinho, revelado pelo Vasco, completou 18 anos recentemente e já está na Internazionale (ITA). O jogador surgiu como grande promessa do futebol nacional e disputou o Mundial Sub-17 do ano passado.
Ambos, assim como o meia Douglas Costa, também do Shakhtar e convocado para a semana de treinos na Europa, em setembro, realizam em campo o que Mano Menezes quer para a seleção.
– A busca vai ser por jogadores com essas características no meio-campo. Os volantes terão de sair para o jogo. O Fernandinho pode ser um terceiro jogador de meio-campo ou um volante de saída. Ele vem se destacando no Shakhtar e é muito respeitado na Ucrânia.
– Já o Philippe se enquadra na categoria de jovens com muito talento, que tem condições de afirmar essa ideia de futebol mais criativo. Conversei pessoalmente com ele. É um jogador que no Vasco já mostrou muito talento e fez suas primeiras aparições na Inter com muita personalidade.
Os dois jogadores se apresentarão dia 2 de setembro à seleção brasileira, em Barcelona. Na cidade espanhola a equipe ficará treinando até o dia 8, sem nenhum amistoso marcado.
Apenas atletas que atuam na Europa foram chamados. Com isso, Paulo Henrique Ganso, do Santos, representante maior da nova geração brasileira e que brilhou no triunfo por 2 a 0 diante dos Estados Unidos, não foi convocado, abrindo vaga no meio-campo.