A Polícia Federal apreendeu, nesta segunda-feira (16), 30 quilos de pasta-base de cocaína junto aos destroços de uma aeronave que caiu em 2007. A massa bruta total apreendida é de 36.785 quilos, mas o material contém folhas secas, material orgânico e embalagens plásticas.
A droga foi localizada no domingo (15) por equipes do Ibama e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e resgatada hoje, na região da Serra das Araras, distante cerca de 120 quilômetros a Noroeste de Cuiabá. A equipe fazia monitoramento de focos de incêndio na unidade de conservação.
Todo o material apreendido será separado, pesado e passará por perícia.
O caso
O monomotor Embraer, modelo 710, prefixo PT-NTR, desapareceu em janeiro de 2007. A aeronave deveria ter partido de Tangará da Serra, com destino a Sinop. Segundo investigações da PF, o trajeto foi o oposto.
O piloto da aeronave, Cleverson de Souza, deveria ter partido sozinho na viagem, mas há indícios de que estivesse acompanhado no momento do acidente.
Suspeita-se que o acidente tenha sido provocado pelo choque da aeronave no alto da serra, por causa do voo em baixa altitude.
A polícia não encontrou corpos. A família do piloto já foi comunicada da localização da aeronave.
A PF, agora, retornará às investigações sobre o trajeto que a aeronave fez, a fim de descobrir a origem da droga.
Com assessoria de imprensa