Veja onde fazer testes de HIV e como eles funcionam

Data:

Compartilhar:

 

getty imagesFoto getty images
O teste mais utilizado para detectar os anticorpos anti-HIV no organismo chama-se Elisa. Ele procura no sangue do indivíduo os anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV

 
 
 

 

 
O diagnóstico da infecção pelo HIV – o vírus causador da Aids – é feito por meio de testes simples, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Em 2009, 1,9 milhão de testes foi realizado no Brasil, quatro vezes mais do que em 2005, data que ele foi introduzido ao SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos sete anos houve aumento de 35% nos testes realizados no país.

Consulte locais em sua cidade

O exame pode ser realizado nos laboratórios de saúde pública, por meio do atendimento do usuário nas unidades básicas de saúde, em CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) e em laboratórios particulares. Nos CTAs, o procedimento pode ser feito de forma anônima e gratuita. O ideal é realizar o exame após consulta e aconselhamento médico.

Além da coleta e da execução dos testes, há nos centros um processo de aconselhamento feito de forma cuidadosa antes e depois do teste, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e por ela controlados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas