De olho nos recordes de criação de empregos e na melhora da renda dos brasileiros, as companhias aéreas estão ampliando as facilidades para pagamento das passagens. Depois dos parcelamentos no cartão de crédito e nos programas próprios, a novidade é o pagamento em parcelas com débito em conta corrente e com boleto bancário. TAM, Gol e Azul disponibilizam várias opções para financiar as passagens.
A Azul lançou nesta terça-feira (13) o Azul Crédito, um pacote de opções de financiamento das tarifas da empresa. A partir de agora, os clientes terão acesso a um sistema que debita a cada mês o valor da parcela e não o total da compra no cartão de crédito.
A modalidade evita que o passageiro deixe de comprar por causa do limite do cartão. A opção permite dividir a compra em até quatro vezes sem juros ou de 5 a 8 vezes com taxas de 2,5% ao mês.
No final de julho, a empresa promete oferecer também a possibilidade de parcelar com débito em conta corrente. Ainda sem data definida, a Azul vai permitir o pagamento com boleto bancário à vista e, no futuro, o cliente poderá ainda fazer o parcelamento por meio do boleto, segundo a empresa.
A TAM divide o pagamento das passagens em até 48 vezes, para clientes do Banco do Brasil e do Itaú – a empresa informa que a taxa de juros é responsabilidade dos bancos e, por isso, não cita os valores.
A companhia também parcela em até dez vezes sem juros no cartão TAM Itaucard – uma parceria da empresa com a operadora. Já nos cartões de crédito tradicionais, o consumidor pode pagar em até 12 vezes sem juros, dependendo da origem e do destino da viagem. Por fim, ainda são aceitos o boleto bancário e a transferência online.
Assim como a concorrência, a Gol aceita vários cartões de crédito e parcela em até seis vezes sem juros. A empresa possui ainda um programa próprio – o Voe Fácil. Com o cartão de crédito do programa, o cliente pode financiar a passagem em até 36 vezes na loja física, que fica na zona sul de São Paulo. Para entrar no programa, o interessado passa por uma avaliação de crédito e paga juros pelo parcelamento.
Além disso, a Gol possui o cartão de crédito Smiles, sistema de pagamento feito em parceria com o Banco do Brasil e o Bradesco que converte o valor pago em milhas. O passageiro pode pagar ainda por meio da transferência online – precisa ser cliente do Banrisul, Bradesco, Brasil ou Itaú – ou pelo telefone (há acréscimo de 10% por este serviço). A empresa não tem a opção de pagar pelo boleto bancário.
Desde 2005, a classe C ganhou mais de 30 milhões de pessoas – equivalente a toda população do Canadá. Nesse período, os brasileiros que estavam nas classes D/E subiram na escada social porque consumiram mais e elevaram sua renda.
Atualmente, a classe C já representa 49% da população. São mais de 92,8 milhões de pessoas que buscam bem-estar e gastam com comida, transporte, roupas e com a casa (luz, aluguel, água e condomínio).