Silval recebe título do Instituto Histórico de MT

Data:

Compartilhar:

 

 

O Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso (IHGMT) deu posse, na noite de terça-feira (06), ao presidente de honra da instituição, o governador do Estado, Silval Barbosa, durante solenidade na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá, com a presença dos 40 membros. O título honorífico é concedido aos chefes de Estado, em cumprimento ao artigo 26 do estatuto do IHGMT.

O governador Silval Barbosa falou da alegria e emoção em ser outorgado à presidência de honra da instituição. "É uma emoção muito grande, um compromisso e responsabilidade, mas acima de tudo gratidão, por presenciar e também participar da construção da história; de um instituto que mantém essa história viva", disse.

Na Casa Barão, o IHGMT memoriza a história de Mato Grosso em livros, periódicos (revistas, boletins e jornais); documentos manuscritos, iconográficos e pictóricos, e fotográficos; mobiliário, entre outros objetos desde o século 16, fomentando a pesquisa e a preservação histórico-geográfica. O acervo já ultrapassa a 12 mil documentos catalogados que inclusive estão em fase micro-filmagem.

É uma honra para o Instituto, para os membros associados e a sociedade em geral, porque significa também que ele (governador) vai atuar numa instituição que chamamos de repositório da memória de Mato Grosso. Portanto, é uma forma de preservar a memória, com o nosso maior mandatário", declarou o presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira. O Instituto Histórico e Geográfico do Estado foi fundado em 1919 pelo então presidente Dom Aquino Corrêa.

O secretário-adjunto de Jornalismo da Secretaria de Estado de Comunicação Social e membro do IHGMT, Onofre Ribeiro, proferiu o discurso de honra ao mais novo ilustre membro da instituição. "Ter o governador dá uma visibilidade política e ao mesmo tempo o reconhecimento e responsabilidade do papel, como guardião da cultura, história e geografia de Mato Grosso", considerou Onofre Ribeiro. 

IHGMT

Em seu discurso o chefe do Estado assinalou a importância da instituição, para as gerações futuras, "as nossas crianças, para terem o conhecimento de como começou o Estado, dessa bonita história com centenas de cenas registradas neste rico acervo, preservado e guardado aqui na Casa Barão", completou o governador ao revelar que a intenção do Governo de Mato Grosso é que "o nosso Instituto Histórico e Geográfico esteja todo preservado para ser um centro de valorização, porque acima de tudo está a melhoria da qualidade de vida das pessoas".

A sede do IHGMT foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (phan) e na biblioteca da instituição também funciona um Ponto de Cultura desde 2008. A Casa Barão está localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.869, Centro – Cuiabá/MT. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas