Teremos oportunidade de trazer informações sobre convênios e conhecer as demandas de cada região". Assim o governador Silval Barbosa definiu o propósito do Governo Itinerante, durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (24), no Centro Cultural, em Alta Floresta (803 Km ao Norte de Cuiabá), após a solenidade de abertura da instalação da sede do Estado no município.
A visita a cada um dos municípios tem surtido grande efeito, segundo o governador, pois o staff estadual faz esclarecimentos, ajudando a solucionar e indicar os caminhos referentes às reivindicações.
"Os secretários passam a conhecer os problemas de fato e avaliam quais as ações mais importantes a serem tomadas, orientando a própria população. É isso o que considero de grande importância", disse Silval.
Infraestrutura
Assunto de grande relevância, não só para a região Norte, mas para todos os municípios, o governador falou sobre as rodovias estaduais e os investimentos aplicados e o andamento dos trabalhos.
As obras da MT-208 serão retomadas com a abertura de mais três trechos. "Este é um compromisso porque é uma estrada de integração entre os municípios possibilitando, ao mesmo tempo o poder de competitividade quanto à economia".
Educação Profissional e Saúde
Mato Grosso já conta com oito Escolas Técnicas Estaduais. Mais oito unidades de ensino tecnológico serão construídos, já que, de acordo com o governaodr, o Estado vive um novo momento na economia. "Para que os avanços nesse setor continuem é necessária a qualificação profissional", frisou Silval ao ressaltar a importância das Escola Técnicas.
Uma das grandes demandas de Alta Floresta é o setor de saúde. Na cidade, o Hospital Municipal Albert Sabin é referência para municípios vizinhos e o Estado tem consciência das dificuldades. "Temos noção dos obstáculos, mas queremos fortalecer os polos. Para isso será feito um trabalho para estruturação, dar devidas condições aos pólos regionais", disse o governador.
Meio Ambiente
"Avançamos muito na legislação ambiental. Queremos dar a estabilidade ao setor através de uma legislação segura e fazer planos para que todos os produtores estejam dentro da legalidade", discorreu o governador sobre a preocupação quanto ao plantio sem a degradação do meio ambiente.
Combustíveis
Para que as estradas e ruas dos municípios possam ser construídas, restauradas o governador Silval Barbosa anunciou que o Programa de óleo diesel do Governo do Estado beneficiará todos os municípios de Mato Grosso. Não há trabalho, segundo ressaltou, sem o óleo diesel. Além disso o governador anunciou investimentos para a recuperação e recapeamento.
Avaliação positiva
O governador avaliou como extremamente positiva a política pública adotada pelo Governo do Estado, instalando o Governo Itinerante nas cidades pólos das regiões de Mato Grosso. "Isso que é bom, trazer o Governo e superar as expectativas", finalizou Silval.
Com informações da Secom-MT
|