Se o Cruzeiro eliminar o São Paulo das quartas de final da Copa Libertadores nesta quarta-feira (19), será o primeiro time a tirar o Tricolor da competição após tomar dois gols de desvantagem no mata-mata. Eliminado 11 vezes da competição, o time do Morumbi nunca viu alguém reverter tamanha vantagem no placar.
Em todas as oportunidades em que o São Paulo foi eliminado na Libertadores, os panoramas mais favoráveis eram vitórias por um gol de diferença no primeiro jogo. Foram elas: 2 a 1 contra o Independiente na final de 1974, 1 a 0 contra o Grêmio nas oitavas de 2007 e 1 a 0 contra o Fluminense nas oitavas de 2008.
Para manter a vantagem, o Tricolor vetou qualquer possibilidade de jogar na defesa. O técnico Ricardo Gomes foi enfático ao analisar os perigos para o time no Morumbi, e classificou uma possível acomodação com o resultado como o maior deles.
– Precisamos ter toda a atenção. A vantagem é boa, mas não é definitiva. Se não tivermos atenção no jogo, a vantagem desaparece. O Cruzeiro vem buscar uma revanche. Espero eles extremamente motivados. A preocupação existe.
O jogo é uma chance de o São Paulo se vingar da eliminação ocorrida nas quartas de final da Libertadores do ano passado. Na ocasião, a Raposa venceu as partidas por 2 a 1 e 2 a 0, deflagrando uma crise que culminou na demissão do técnico Muricy Ramalho.
O São Paulo terá a volta do zagueiro Miranda, que deve formar trio de zaga com Alex Silva e Richarlyson. Ricardo Gomes, no entanto, não terá a opção de Washington no banco de reservas. O treinador barrou o jogador, que disse publicamente estar desmotivado pela reserva. A opção para o setor ofensivo será Fernandinho.
Pelo lado do Cruzeiro, o técnico Adilson Batista conta com o retorno do goleiro Fábio, ausente na partida contra o Avaí, no último domingo (16), e com o zagueiro Leonardo Silva, que não atuou no primeiro confronto contra o São Paulo, porque estava suspenso. As dúvidas permanecem na lateral direita e no ataque.
Jonathan e Kléber ainda se recuperam de lesões e não foram confirmados na equipe. Se os dois jogadores permanecerem fora, o volante Elicarlos deve ser improvisado na lateral e o atacante Wellington Paulista, que marcou dois gols na partida contra o Avaí, segue no ataque, ao lado de Thiago Ribeiro.
Sabendo da importância da partida, o atacante Kléber prometeu que irá se esforçar ao máximo para estar em campo contra o Tricolor.
– Eu me machuquei aos 20min do primeiro tempo contra o São Paulo e continuei. É um jogo diferente, que vale o sacrifício de todo mundo e, no que depender de mim, estarei em campo. Mas, às vezes, é melhor não atrapalhar e deixar alguém que esteja mais preparado e bem fisicamente para a gente sair de lá com a classificação.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CRUZEIRO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 18 de maio de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Maurício Espinosa (ambos do Uruguai)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Cicinho, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão.
Técnico: Ricardo Gomes.
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan (Elicarlos); Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kleber (Wellington Paulista). Técnico: Adilson Batista.
*Com informações da Gazeta Press
Copyright 1998-2008 GazetaEsportiva.net