Em 2009, Marcos renovou contrato com o Palmeiras e o acordo vale até o final de 2014. O goleiro jogou com a camisa do Verdão pela primeira vez no dia 16 de maio de 1992, em um amistoso vencido por 4 a 0 contra a Esportiva de Guaratinguetá.
Como profissional, “São Marcos”, como é conhecido pela torcida, só veio estrear em 1996, em um jogo contra o Botafogo-SP, válido pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o goleiro defendeu um pênalti, e o time saiu de campo com a vitória por 4 a 0. Mas, foi a partir de 1999 que assumiu a posição de titular na equipe.
Por que sim
Abandono
O clima está cada vez mais tenso no Palmeiras. Em 22 de março de 2010, na reapresentação da equipe depois de ser derrotado pela Ponte Preta, goleiro abandonou o treino muito irritado, dizendo que estava com dores na região da virilha. Mas, antes de sair do treinamento, o jogador já havia levantado a voz com os companheiros.
Inconformado
Em 22 de novembro de 2009 após o jogo contra o Grêmio, o goleiro Marcos não se conformava em ter perdido o título brasileiro de 2009. O Palmeiras liderou o torneio por quase três meses a competição. O capitão parecia esgotado e desanimado com o futebol.
– Tivemos muitas coisas favoráveis e não soubemos aproveitar. Temos de ter três coisas agora: treino, concentração e personalidade.
Físico
O jogador culpa os problemas físicos pela aposentadoria. Marcos sente dores nos joelhos, ombros e na mão esquerda, mas treina e joga mesmo assim. O atleta teve uma série de lesões no Palmeiras. No jogo de 12 maio de 2009, pela oitavas de final da Libertadores, após vencer o Sport pela Copa do Brasil, o goleiro falou sobre as defesas.
– Qualquer defesa é difícil aos 36 anos.
Crise
Não é de hoje que o Palmeiras convive com as crises internas. As grandes fases vividas por Marcos na equipe não deram ao goleiro ou torcedor a chance de comemorar os títulos de Campeão Brasileiro e do Mundial Interclubes.
Polêmico
Nos últimos anos, o jogador tornou-se polêmico ao desabafar o que pensa publicamente sobre alguns jogadores. A cada derrota, não perde a oportunidade de falar.
Por que não
Milagroso
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras dos últimos tempos, Marcos passou a ser considerado um dos grandes goleiros do futebol. Devido às grandes defesas, ele passou a ser venerado pela torcida alviverde. Impossível esquecer a defesa do pênalti batido por Vampeta, na Libertadores de 1999, elimando o rival Corinthians do torneio. Em 2000, a história se repetiu, só que desta vez o jogador pegou o pênalti cobrado por Marcelinho Carioca, e mais uma vez tirou o Timão da competição.
Fiel
Além de jogar no Palmeiras há 17 anos, ele também é torcedor. O jogador nunca vestiu a camisa de outro clube. Fora o Palmeiras, disputou apenas partidas pela seleção brasileira desde 1999. Há alguns anos recusou uma proposta do Arsenal, da Inglaterra.
Vencedor
Pelo Alviverde, o goleiro já conquistou os campeonatos paulistas de 1996 e 2008, a Copa do Brasil e a Copa Mercosul de 1998, a Copa Libertadores da América de 1999, a Copa dos Campeões, o Torneio Rio-SP de 2000 e o Campeonato Brasileiro da Série B de 2003. Na seleção brasileira, conquistou a Copa América de 1999 e a Copa do Mundo de 2002.
Valdir de Moraes
No dia 7 de março de 2010, o jogador se igualou ao ex-goleiro Valdir de Moraes. Na partida contra o Sertãozinho pelo Campeonato Paulista, Marcos chegou à marca de 482 jogos com a camisa do clube. O atleta é o nono posto na lista de jogadores que mais vestiram a camisa do Palmeiras.
Líder
Marcos é um líder dentro de campo. Dentro dos gramados ele sempre chama a responsabilidade do jogo e comanda o time. O goleiro é também um ídolo para os mais jovens.