O São Paulo conseguiu nesta quinta-feira (11) uma importante vitória na luta para avançar à segunda fase da Copa Libertadores. Jogando em Assunção ( Paraguai), o time paulista superou o Nacional por 2 a 0, com dois gols do atacante Washington.
Com o resultado, o Tricolor vai para seis pontos e assume a segunda posição do grupo 2 da competição após três rodadas. O líder é o Once Caldas, da Colômbia, com 7. O Monterrey (México) está com quatro e o Nacional tem zero. Passam para as oitavas de final os primeiros colocados de cada uma das oito chaves e mais os seis melhores segundos colocados.
São Paulo e Nacional voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (18) pela Copa Libertadores. A partida está marcada para às 21h30, no estádio do Morumbi. Antes, o time do técnnico Ricardo Gomes enfrenta o Rio Branco, no domingo (14), pelo Campeonato Paulista
Em busca de reação após a derrota para o Once Caldas, o São Paulo partiu para o ataque e teve a primeira boa chance aos 6min. Depois de arrancada, Richarlyson chutou forte e a bola bateu na trave do goleiro Caffa.
Aos 11min, foi a vez do Nacional assustar. Victor Aquino recebeu cruzamento na área , mas errou a cabeçada. Dois minutos mais tarde, Washington perdeu grande chance para o São Paulo. O centroavante recebeu passe de Marcelinho Paraíba, mas finalizou em cima do goleiro da equipe paraguaia.
Com o correr da primeira etapa, o Nacional equilibrou as ações e criou duas grandes oportunidades pouco antes do intervalo. Aos 42min, Aquino jogou para a área, a bola passou por Miranda e sobrou para Bordon. O atacante finalizou para grande defesa do goleiro Rogério Ceni.
Quem teve a primeira boa chance de abrir o placar no segundo tempo foi o Nacional. Aos 10min, Bordon recebeu dentro da área e chutou forte forte, a bola explodiu em Cicinho e saiu para escanteio.
Mas foi o São Paulo, que marcou aos 13min. Dagoberto recebeu passe pela esquerda, cortou para o meio e enfiou para Washington. O atacante tricolor soube sair do impedimento, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio.
Em desvantagem no placar, o Nacional apostava nas bolas altas para empatar, mas não conseguiu sucesso. Com isso, foi o São Paulo que teve as melhores chances para aumentar. Aos 28min, Dagoberto aproveitou rebote de cobrança de escanteio e chutou para defesa de Caffa.
Aos 34min, Cléber Santana ajeitou para Dagoberto bater de voleio. Bem colocado, Caffa defendeu sem problemas.
Aos 44min, Fernandinho recebeu lançamento de Cléber Santama, fez bela jogada e rolou para Washington marcar o segundo.
FICHA TÉCNICA
NACIONAL-PAR 0 X 2 SÃO PAULO
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 11 de março de 2010, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes: Julio Díaz Pardo e Sergio Román (ambos do Chile)
Cartões amarelos: Herminio Miranda e Riveros (Nacional). Dagoberto (São Paulo)
GOL: SÃO PAULO: Washington, aos 13 e aos 44 minutos do segundo tempo
NACIONAL: Germán Caffa; Raúl Piris, Marcos Miers e Herminio Miranda; Carlos Ruiz Peralta (Arturo Aquino) (Bogado), Orlando Bordon, Ricardo Mazacotte, Marcos Melgarejo (Beltrán) e Marcos Riveros; Víctor Aquino e Fábio Ramos
Técnico: Ever Almeida
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Cicinho (Rodrigo Souto), Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Richarlyson, Jean, Hernanes e Marcelinho Paraíba (Cléber Santana); Dagoberto (Fernandinho) e Washington
Técnico: Ricardo Gomes