No ano passado, o município de Peixoto de Azevedo, sediou o Mutirão Arco Verde/Terra Legal organizado pelo Governo Federal. Ocasião que teve a garantia de regularização fundiária urbana e rural. Na época, foi assinada uma agenda de compromissos, entre a prefeitura municipal e o governo federal, que culminou numa audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.
Dentre as propostas apresentadas já estão sendo implementadas as construções das Agências do Banco do Brasil e INSS, além da regularização fundiária urbana. Os técnicos do INCRA e da Ello Ambiental, já iniciaram o georeferenciamento da área urbana. Segundo o chefe da equipe do INCRA, Dario Venceslau, a prefeitura municipal, brevemente terá a autonomia para fazer o cadastramento dos proprietários dos imóveis e a regularização das áreas ocupadas. “ Esse trabalho é reflexo do Mutirão Arco Verde Terra Legal” garantiu Dario Venceslau.
O prefeito municipal Sinvaldo Santos Brito (PP), está acompanhando os técnicos nas demarcações e aproveitando do ensejo para anunciar o beneficio para os moradores, que há mais de 20 anos, sonham com a regularização fundiária. “ É um salto na história. Há vários anos que nós lutamos e sonhamos com a regularização fundiária.
Ó titulo desses lotes, é como se fosse a identidade de cada proprietário” garantiu Sinvaldo Brito.O município de Peixoto de Azevedo, devido a falta da regularização fundiária urbana, já perdeu grandes investimentos e a instalação de empresas. “Sem a escritura na mão, estamos vivendo na contra-mão da história.
Já perdemos grandes investimentos aqui” acrescentou Sinvaldo Brito.Dentro da agenda de prioridades, assinada pelo prefeito Sinvaldo Santos Brito e os técnicos do governo federal, estão inseridas, além das construções e instalações das agencias do Banco do Brasil, INSS, Regularização Fundiária Rural e Urbana, estão os investimentos na recuperação das áreas degradadas pela extração mineral e o desassoreamento do Rio Peixoto.
O prefeito Sinvaldo Santos Brito, retorna á Brasília na próxima semana, ocasião que agradecerá o governo federal, pelo o inicio das ações em Peixoto de Azevedo.