O acordo entre a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e a TV Centro América (Globo/4), para a transmissão exclusiva de jogos do Campeonato Estadual de Futebol, firmado na última sexta-feira (15), está provocando polêmica nos meios esportivos da Capital.
As circunstâncias em que essa parceria foi feita não estão de todo esclarecidas. Muitas informações não foram repassadas à população. A FMF e a TVCA se mantêm distantes dos questionamentos da imprensa.
Há indícios de que alguns dirigentes de clubes mato-grossenses estariam insatisfeitos com o acordo. Um deles é o presidente da Associação dos Amantes do Futebol e Amigos do Mixto (Afam), Eder Moraes, que alegaria os elevados investimentos no time alvinegro – a folha mensal é estimada em R$ 250 mil -, em contrapartida à compensação oferecida pela emissora global, em troca dos direitos de transmissão do jogos.
Por meio de sua assessoria, nesta terça-feira (19), Moraes optou por não falar sobre o acordo TVCA-FMF, alegando que, pelo menos nesse momento, não quer polemizar.
Conforme MidiaNews apurou, dirigentes dos clubes que fizeram grandes investimentos para a competição de 2010, trazendo atletas renomados do futebol nacional, estariam insatisfeitos com a quantia que os times vão ganhar pelo acordo – algo em torno de R$ 5 mil -, considerada suficiente para pagar o salário de apenas um jogador de nível médio do Mixto, por exemplo.
Exclusividade
Outra crítica dos profissionais ligados ao esporte é no que se refere ao direito de exclusividade da TVCA. No programa do "Resumo do Dia", na TV Rondon (SBT/5), na segunda-feira (18) à noite, o apresentador Roberto França criticou duramente o acordo.
"O problema não é a TVCA transmitir. Este é um direito dela, e eu a parabenizo. Mas, outros canais de TV, como a Rondon e a Record (Grupo Gazeta) também pretendem fazer a transmissão, como fizeram todos os anos e, agora são impedidos", criticou o ex-prefeito de Cuiabá. França é um dos pioneiros nas transmissões ao vivo dos jogos em Mato Grosso. No ano passado, a TV Rondon transmitiu 17 jogos, entre disputas do Estadual e da Série C do Brasileiro.
Outro lado
Ao MidiaNews, o diretor de Esportes da TV Centro América, Andersen Navarro, alegou que só o diretor-geral da emissora, Zilmar Mellatti, pode falar sobre o caso. O executivo está em férias.
Na FMF, o presidente Carlos Orione não quis atender à reportagem.