MPE recomenda medidas urgentes contra a dengue em municípios do Nortão

Data:

Compartilhar:

O Ministério Público do Estado (MPE) notificou na segunda-feira (4) os municípios e as secretarias municipais de Saúde de Ipiranga do Norte e de Sorriso, para que viabilizem a criação e divulgação de disque denúncia para o combate à dengue, no prazo de 10 dias. De acordo com a notificação recomendatória expedida pelo promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, o objetivo é permitir que a população denuncie para a Vigilância Sanitária e Epidemiológica municipal as pessoas físicas e jurídicas que porventura não estejam respeitando as normas de prevenção à dengue.

 

Os cidadãos poderão denunciar proprietários que não estejam mantendo seus imóveis e terrenos limpos, bem como aqueles que mantenham possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti como pneus, latas, plásticos e quaisquer outros recipientes que possam acumular água. De acordo com a notificação, o poder público deverá também dar o imediato encaminhamento aos processos administrativos de fiscalização e autuação do cidadão transgressor das normas de prevenção previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).


Os responsáveis legais pelo imóvel deverão ser identificados e após a lavratura do auto de infração o material apurado será direcionando à autoridade policial para as providências na seara criminal. Outra providência a ser adotada é a realização de concurso público para a contratação de Agentes de Combate a Endemias, no prazo de 30 dias, de modo que passem a contar com Agentes Comunitários de Saúde suficientes para atuar em todos os bairros e regiões descobertas.

 

O promotor de Justiça recomendou ainda que no prazo de 15 dias os municípios passem a divulgar em seus sites, ao menos quinzenalmente, boletim com o número de casos de dengue no ano, o número de óbitos, o número de notificações, o número de fiscalizações, as regiões e bairros com maior número de vetores encontrados e o número de pessoas autuadas.

 

Márcio Florestan Berestinas conta que inicialmente foi instaurado inquérito civil para fiscalizar a elaboração e a execução da política pública de prevenção e combate à dengue, à chikungunya e ao zika vírus nas duas cidades, sanar eventuais desconformidades entre a formulação e a execução dessa política pública, bem como conscientizar a população com relação à necessidade de adesão às medidas de prevenção e combate aso criadouros do mosquito. A notificação recomendatória é uma das diligências determinadas pelo promotor de Justiça.

 

Números

De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 18 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, de 29/12/2019 a 25/04/2020 “foram notificados 639.608 casos prováveis (taxa de incidência de 304,4 casos por 100 mil habitantes) de dengue no país”. Nesse período, a região Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 756,4 casos/100 mil habitantes. O Estado de Mato Grosso se destaca com incidência acima da média nacional.


Fonte: Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo